Releases

29/09/2020

Jesus – Uma Biografia

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica

Título: Jesus – Uma Biografia

Catálogo: Bíblico

Coleção: Avulso

Autor: Armand Puig i Tàrrech

Acabamento: Brochura

Formato: 16 cm x 23 cm

Páginas: 704

Obra propõe diálogo com diferentes percepções sobre a figura e a vida de Jesus, apresentado do ponto de vista da exegese histórico-crítica, com acentos teológicos e ecumênicos.

A última página de sua existência não é, portanto, sua morte, mas sua vida. Aqui começam a memória e a fé em Jesus, o Cristo, morto e ressuscitado. Aqui começa o Cristianismo“. Puig.

Em Jesus Uma Biografia, o autor Armand Puig i Tàrrech procura responder algumas perguntas essenciais: Quem era Jesus? Quais foram seus sonhos, projetos, esperanças? A publicação se baseia nas fontes sobre Jesus: romano, judeu e cristã. De acordo com Puig, os quatro evangelhos canônicos (Mateus, Marcos, Lucas e João) são as principais fontes históricas sobre Cristo: “todos os quatro evangelhos são lidos com rigor crítico, e essa análise mostra que são fontes historicamente confiáveis”.

Escrito em linguagem acessível, o livro está divido em seis partes e começa repassando as diferentes fontes, tanto cristãs como não cristãs, que ao longo da história trataram da figura de Jesus. Em seguida relata o contexto histórico e social em que Jesus nasceu: O poder, os grupos e movimentos religiosos e não religiosos da época; a cidade de Belém; a família; o poder e o reinado; o nascimento e seus percalços; as etapas da vida dele, até a convocação dos apóstolos; a missão; a perseguição; julgamento e condenação, até culminar na morte de Jesus, como a história que não termina, mas que se perpetua na promessa do próprio Cristo. “Eu estarei com vocês, até o fim”, (Mateus, 28, 20).

Jesus Uma Biografia é uma obra destinada ao público em geral: professores, estudantes de teologia, catequistas, líderes comunitários e para todos que procuram se aprofundar na figura de Jesus. Este livro foi traduzido originalmente do espanhol, em 2004. A PAULUS de Portugal traduziu para o Português, em 2014. E neste ano, 2020, publicado pela PAULUS do Brasil.

Armand Puig fala sobre a importância da publicação dessa obra para os leitores brasileiros: “Em uma sociedade plural como a brasileira, um livro como esse pode devolver cristãos e não cristãos a uma fonte comum: Jesus de Nazaré. Digo “fonte comum” porque a Igreja católica deve apresentar Jesus como uma figura que funda confissão da fé católica, mas ao mesmo tempo pode canalizar as esperanças e esperanças de pessoas que não pertencem explicitamente a ela”, finaliza.

Armand Puig i Tàrrech, nasceu em La Selva del Camp, Espanha, no dia 09 de março de 1953. É sacerdote diocesano, e entre outras formações, fez o seu doutorado em Ciências Bíblicas, e se tornou um dos maiores pesquisadores europeus, na área. Puig é reitor do Ateneu Universitari Sant Pacià de Barcelona e coordenou a Bíblia Catalã Interconfessional. Foi presidente da “Studiorum Novi Testamenti Societas” (2011). Puig dá aulas sobre o Novo Testamento na Faculdade de Teologia da Catalunha, que pertence  al Ateneu Universitari Sant Pacià.