Igreja Missionária nas casas e os desafios do mundo urbano | Paulus Editora

Releases

09/04/2021

Igreja Missionária nas casas e os desafios do mundo urbano

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha técnica
Título: Igreja Missionária nas Casas e os Desafios do Mundo Urbano
Autor: Pe. José Carlos Pereira
Coleção: Organização Paroquial
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 88
Área de interesse: Pastoral, Organização Paroquial

Como ler, refletir e aplicas as Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023)

Compondo a coleção Organização Paroquial, o livro “Igreja Missionária nas casas e os desafios do mundo urbano”, lançado pela PAULUS Editora, busca ser um subsídio facilitador da leitura e compreensão das Diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para quadriênio 2019-2023. A obra é indicada para padres, administradores paroquiais, religiosos/as, catequistas, agentes de pastoral e pessoas envolvidas com o cotidiano diocesano e paroquial.

Ao longo dos seis capítulos, o autor Pe. José Carlos Pereira faz um resumo dos aspectos principais das DGAE, explicando de forma didática o que as diretrizes propõem para as comunidades de fé. “Este subsídio vem colaborar para a aplicação das diretrizes gerais, de modo que nossas dioceses e paróquias vivam plenamente, na prática, as propostas contidas nestas diretrizes, que enxergam nas casas uma Igreja ‘Comunidade de comunidades’, alicerçada nos pilares da Palavra, do pão, da caridade e da missão”, destaca o autor.

A publicação anima o leitor a organizar a vida de suas comunidades a partir das DGAE, fazendo uma leitura crítica da realidade para, a partir disso, traçar metas e objetivos a serem alcançados, tendo sempre no horizonte a evangelização como objetivo geral. Segundo o autor, o plano de pastoral é a melhor forma de alcançar, enquanto Igreja, um objetivo comum à luz das DGAE.

“Cabe às dioceses e paróquias, de acordo com as suas realidades, encontrar a melhor forma de transformar essas diretrizes em planos de pastoral. […] Essas diretrizes funcionarão como faróis para ajudar a iluminar as realidades das igrejas particulares, e estas, por sua vez, com tais iluminações, devem construir um caminho próprio, conforme seus desafios, elaborando seus planos de pastoral”, conclui o autor.

O livro “Igreja Missionária nas Casas e os Desafios do Mundo Urbano”, um dos 20 títulos da coleção Organização Paroquial, soma-se às DGAE como um ponto de partida para a organização da vida da comunidade, auxiliando na análise da realidade local e na construção de um planejamento, a fim de que as comunidades caminhem em unidade com toda a Igreja, mas respeitando e valorizando suas especificidades locais.

José Carlos Pereira é padre passionista, professor, pós-doutor em Sociologia, mestre em Ciência da Religião, bacharel em Teologia e Filosofia. É autor de mais de 90 livros em diversas áreas, publicados no Brasil e no exterior, além de algumas traduções. Faz parte do Núcleo de Estudos Religião e Sociedade (NURES), do Programa de Pós-Gradução em Ciências Sociais da PUC-SP; é articulista da Revista Ave Maria e presta assessoria em paróquias, dioceses, congregações religiosas e instituições do terceiro setor. Com a Paulus, tem mais de 20 títulos, entre eles: “Gestão eficaz – Sugestões para a renovação paroquial”; “Como fazer um planejamento pastoral, paroquial e diocesano”; “Pastoral da visitação – Paróquia em estado permanente de missão”; “Leigos e Leigas na Igreja – Sujeitos na Igreja em saída”; “Expediente paroquial – Guia prático para a formação de secretárias (os) paroquiais , entre outros.