História de uma alma – Manuscritos autobiográficos | Paulus Editora

Releases

20/09/2019

História de uma alma – Manuscritos autobiográficos

Por Imprensa

Serviço
Título: História de uma alma – Manuscritos autobiográficos
Autora: Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face
Coleção: Espiritualidade
Acabamento: Brochura
Formato: 13 cm x 20 cm
Páginas: 344
Área de interesse: Espiritualidade

Nascida em 1873 em Alençon, Teresa perdeu a mãe muito cedo. Apegada às irmãs, era inteligente e dedicada aos estudos. Entrou para a Ordem das Carmelitas Descalças e, aos 17 anos, fez sua profissão religiosa. Escreveu inúmeras cartas e deixou um legado de amor e doação, oferecendo a Deus todos os gestos e sacrifícios feitos ao longo de sua vida.

Em História de uma alma – Manuscritos autobiográficos, da PAULUS, o leitor encontrará a vivência dos valores evangélicos de Santa Teresinha do Menino Jesus. Simplicidade interior, acolhimento da vontade de Deus, abertura para os irmãos, intensa vida de oração: o exemplo da pequena carmelita de Lisieux suscita ainda hoje o crescimento espiritual nas pessoas e, consequentemente, o interesse por seus escritos.

Pensando nisso, a equipe organizadora do presente volume levou em conta uma dupla exigência: fidelidade ao texto autêntico, produzido pela pena de Teresa e pacientemente reconstituído em seu teor original, e fidelidade ao esquema da primeira edição de l’Histoire d’une Âme (1898), concebida pela madre Inês de Jesus como uma biografia completa de Teresa.

Sendo assim, há aqui a reprodução dos três cadernos nos quais a Santa consignou em três anos diferentes suas reminiscências e suas reflexões: Manuscrito A, redigido por Teresa entre o início de janeiro de 1895 e 20 de janeiro de 1896, a pedido da sua irmã Paulina, então Priora do Carmelo de Lisieux; Manuscrito B, composto por duas partes: uma “elevação” de alma a Jesus, e uma carta à irmã Maria do Sagrado Coração, redigida entre 13 e 16 de setembro de 1896; e, por fim, o Manuscrito C, dedicado à Madre Maria de Gonzaga e redigido em junho de 1897.

Este último é um complemento das reminiscências de Teresa a respeito de sua vida religiosa, evocada brevemente no Manuscrito A, e alonga-se sobre as exigências da caridade fraterna, que a Santa nesse mesmo ano redescobriria em profundidade.

A presente edição conta com prólogo, epílogo, apêndices, informações sobre a genealogia de Santa Teresa, algumas fotos (extraídas de Visages de Thérèse de Lisieux, edições do Ofício Central de Lisieux), além de inúmeras informações sobre os critérios adotados para a produção deste volume. Trata-se de um verdadeiro auxílio para o leitor compreender as reflexões que compõem a obra.

Da coleção Espiritualidade, História de uma alma é fundamental para todas as pessoas interessadas nesta santa da Igreja e, a seu exemplo, em alimentar a humildade, a simplicidade e a total confiança em Deus.