História da Religião de Israel | Paulus Editora

Releases

28/10/2021

História da Religião de Israel

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: História da Religião de Israel
Autor(a): Georg Fohrer
Acabamento: Brochura
Formato: 15.5 (larg) x 23 (alt)
Páginas: 544
Área de interesse: Bíblica

Obra de Georg Fohrer propõe estudos sobre a história da religião antiga de Israel

Publicado pela PAULUS Editora, em parceria com a Editora Academia Cristã, a reedição do livro “História da Religião de Israel”, escrito pelo alemão Georg Forhrer (1915-2002), oferece ao leitor textos sólidos sobre a história da religião israelita e suas relações com as demais religiões da Palestina. O presente estudo preenche uma lacuna existente sobre o tema na bibliografia de língua portuguesa. As considerações sobre o tema são destinadas para quem deseja conhecer melhor as crenças, os rituais, os conflitos, os intercâmbios, as instituições da religião e do antigo Israel nos tempos bíblicos.

A obra “História da Religião de Israel” foi publicada pela primeira vez em 1969, na Alemanha. Na publicação, Georg desenvolveu uma abordagem em que procurou compreender a religião israelita em constante relação com as demais estruturas e instituições sociais e políticas do antigo Israel. Conforme a apresentação do livro, Georg traz importantes considerações sobre o javismo antigo, isto é, a religião do antigo Israel. O autor esforçou-se na construção de uma visão unificada do javismo israelita, sem deixar de expor os fortes conflitos e tensões no desenvolvimento histórico da religião israelita, de modo especial no período monárquico – em que a atenção do autor voltou-se para os diferentes grupos sociais e religiosos em Israel e em diferentes abordagens de vida.  Assim, o presente livro é, antes de tudo, uma história de ideias religiosas, de crenças e em torno do pensamento religioso em Israel.

Nesse contexto, o volume está dividido em quatro partes, com um total de dez capítulos. Nos escritos iniciais, o autor dedica-se em descrever a origem do estudo histórico da religião israelita e suas evoluções. Além disso, apresenta os propósitos e as principais fontes utilizadas para o conhecimento como, por exemplo, o Antigo Testamento. Com esse viés, a primeira parte aborda, de maneira geral, a religião do período antigo. No primeiro capítulo, há uma descrição do fundo religioso e histórico, ou seja, como as pessoas da antiga Israel viviam. Nas colocações, destacam-se: “O substrato religioso e a religião das chamadas tribos nômades”, “A religião Cananéia”, “A religião dos antigos israelitas na palestina”.

Já os capítulos dois e três abordam os temas seguintes: “Javismo Mosaico, a primeira influência”, “Tradições, eventos e figuras”, “O Javismo Mosaico”, “O Javismo na palestina antes do estado israelita”, “O fundo histórico e religioso”, “O conflito entre javismo e o nomadismo”, “O conflito entre o javismo e a religião Cananéia” e “A religião israelita anterior ao estado israelita”. Na segunda parte, entre os capítulos quatro e sete, os textos se apoiam na reflexão sobre a religião da monarquia. Fohrer dialoga sobre os eventos e figuras da época, como por exemplo, o reinado de Saul, de Davi e Salomão. Além disso, estão presentes escritos sobre “A concepção religiosa e o significado da monarquia”, “Os movimentos religiosos da época”, “Iahweh e a esfera divina e terrestre”, “O culto”, “Vida e morte”, “As profecias no antigo Oriente Médio e em Israel até o século IX A.C e, nos séculos VIII e VII A.C”, entre outras abordagens sobre a vida dos grandes profetas e, a respeito da teologia deuteronômica.

Na sequência, a terceira parte, formada apenas pelo capítulo oito, discute a religião do período exílico. Por fim, a quarta parte formada pelos capítulos nove e dez, traz reflexões acerca da religião do período pós-exílico, o autor expõe fatos sobre a situação religiosa da Palestina. Entre os estudos apresentados, estão considerações sobre o desenvolvimento e estrutura da escatologia e também sobre os eventos, figuras e atitudes religiosas, bem como os objetos e conteúdos da fé. Concluindo o conteúdo, o livro indica as principais bibliografias utilizadas para o estudo, o índice dos autores referenciais e textos bíblicos do Antigo e Novo Testamento. Em “História da Religião de Israel”, o leitor encontrará caminhos para conhecer melhor a Sagrada Escritura numa perspectiva acadêmica.

Georg Fohrer foi um renomado estudioso do Antigo Testamento. Ele nasceu em 06 de setembro de 1915 na cidade de Krefeld na Alemanha. Realizou seus estudos teológicos em Marburg e Bonn, recebendo os títulos de Doutor em Filosofia (1939) e Doutor em Teologia (1944). Iniciou a carreira docente em Marburg em 1949, e de 1954 a 1962 ensinou teologia na Universidade de Viena. A partir de 1962, assumiu a cátedra de Antigo Testamento na Faculdade de teologia da Universidade Friedrich-Alexander onde se aposentou em 1979. Escreveu mais de 30 livros e 200 artigos, abrangendo todo campo dos estudos do Antigo Testamento. Faleceu em 04 de dezembro de 2002. Foi sepultado no cemitério Montes das Oliveiras.