História baseada em aldeias reais | Paulus Editora

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27/12/2023

História baseada em aldeias reais

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: História baseada em aldeias reais
Autora: Marlete Cardoso
Ilustrações: Wanessa Ribeiro
Coleção: Saber Cuidar
Acabamento: Brochura
Páginas: 40
Dimensão: (AXC) 27,50 x 21,00
Área de interesse: Infantil

Obra infantil traz uma história da cultura indígena e reflete sobre a importância da terra e dos valores éticos 

A PAULUS Editora apresenta a obra infantil “História baseada em aldeias reais”, escrita pela catarinense Marlete Cardoso com ilustrações de Wanessa Ribeiro. Trata-se um livro rico em memórias, vivências e aprendizados dos povos indígenas e, que proclama o amor à terra e o valor das pequenas coisas, como a aproximação, o abraço, a amizade e a consciência que gera vida e fraternidade entre os povos de diferentes culturas. 

No enredo, a autora traz a história do pequeno indígena Lucas Karaí, um menino guarani, e Rafael, um garoto que visita uma escola indígena e descobre o valor da amizade e a importância da valorização e preservação da terra. Entre as abordagens, estão questões ligadas à liderança, amizade, generosidade, preservação ambiental, doação e ajuda ao próximo.

Nesta perspectiva, a obra pretende refletir a questão dos povos indígenas a partir dos experimentos vivenciados pela autora Marlete Cardoso em aldeias reais localizadas no estado de Santa Catarina (SC). Por meio da vivência da autora junto às comunidades indígenas, o livro chama a atenção para os problemas que atingem o cotidiano desses povos.

Em “História baseada em aldeias reais”, os povos originários ganham voz e vez, por meio de uma autora extremamente comprometida com a causa indígena. Além disso, as ilustrações de Wanessa Ribeiro dão vida a essa história com cores vibrantes e traços que descrevem o dia a dia dos povos indígenas. Vale ressaltar que Wanessa é descendente indígena Guarani, e a autora Marlete, indigenista membro da Pastoral indigenista da diocese de Santa Catarina (SC). 

Entre as competências trabalhadas na obra, estão o conhecimento geral sobre os povos indígenas, o incentivo ao pensamento crítico e criativo; repertório cultural; empatia; cooperação, responsabilidade e cidadania. O livro é indicado como dica de leitura para as turmas do fundamental I e II, professores, bibliotecários e demais pessoas interessadas no tema. 

Em suma, os pequenos e grandes leitores terão em mãos um livro delicado e de extrema importância que deseja suscitar reflexões acerca das comunidades tradicionais e povos originários e, também, questões que tratam do cuidado com a Casa Comum.

Marlete Cardoso é catarinense, nascida em Itajaí, e reside em Joinville desde menina. Na adolescência, foi impedida de estudar, entretanto, segundo ela, nada impede um sonho bem sonhado que cresce mais do que capim no verão. Ser professora e escritora povoou o seu mundo até se tornar realidade. Acredita que a educação guarda a transformadora semente da nova terra, uma terra sem males, pela qual indígenas e juruás anseiam. A isso, Marlete dedica a sua vida. Desde 2016 tornou-se indigenista, e passou a fazer parte da Pastoral Indigenista da Diocese, onde realiza visitas frequentes e de onde partiram muitas de suas experiências que são relatadas nesta história. Alguns livros publicados: Coração guarani, lenda indígena sobre a criação dos animais (2016); Macacos na teia (2019); Eu sou uma pessoa (2020); Filhos do caminho (2023).

Wanessa Ribeiro é ilustradora autodidata, nasceu na zona norte do Rio de Janeiro e possui descendência guarani. Começou na arte digital durante a pandemia, criando livrinhos em parceria com escritores e comunidades para arrecadar recursos. Em suas obras, gosta de explorar a fauna e a flora originárias de Abya Yala, nossa Mãe Terra, nosso território-continente (muito antes de denominarem “América”). Mesclando animais e plantas em suas composições, busca deixar evidente que os corpos humanos são parte da natureza, e que a saúde do corpo e a saúde do planeta são uma única coisa. Entre autorretratos e telas, resgata as memórias e raízes que foram apagadas, com aquarelados multicoloridos e traços expressivos; mistura desenhos usando papel e técnicas digitais. Gosta de criar tipografias (como a da capa deste livro), estampas e ilustrações que exaltam a beleza originária.