Hans Küng, experiente teólogo suíço, analisa a Igreja católica e seus desafios | Paulus Editora

Releases

20/08/2012

Hans Küng, experiente teólogo suíço, analisa a Igreja católica e seus desafios

Por adm

Indicar a um amigo:





Serviço
Título: A Igreja tem salvação?
Autor: Hans Küng
Coleção: Avulso
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 296
Área de interesse: Teologia

Durante toda a vida Hans Küng serviu à Igreja católica: como teólogo respeitado no mundo inteiro, como sacerdote e como autor renomado. Agora, ele mais uma vez comprova seus serviços prestados ao fazer uma análise contundente dessa secular instituição.

Em A Igreja tem salvação?, lançamento da PAULUS,  Hans Küng analisa o passado, o presente e o futuro da Igreja ao abordar assuntos que estão intimamente relacionados com ela, como o Concílio Vaticano II, a Reforma Protestante, e demais temas.

“Na atual conjuntura já não é possível calar de maneira responsável: há décadas tenho feito observar a grande crise que a Igreja Católica atravessa – na verdade, uma crise de direção, com seus desdobramentos –, a produzir resultados diversos em diferentes esferas, além de consequências razoáveis para a hierarquia católica”, explica o autor.

Küng acrescenta que ele se vale de uma metáfora da medicina neste trabalho, pois a relação entre saúde e doença permite estabelecer um paralelo entre a condição de organização da Igreja e o organismo humano. Dessa forma, ele confirma a sua posição de “terapeuta e não de juiz”.

“O crucial de minha crítica incide sobre o sistema romano, e é claro que devo fundamentá-la ponto por ponto. Neste livro eu empenhei um esforço contínuo para emitir um diagnóstico sério, como numa proposta terapêutica eficaz. Sem dúvida, a Igreja não raro precisará de um remédio amargo, indispensável se ela quiser convalescer”, alerta.

Dividido em seis partes, apresentação e conclusão, o livro é uma ferramenta valiosa para a Igreja nos dias de hoje, pois traz temas importantes e dignos de reflexão. O intuito é oferecer uma crítica séria, capaz de incentivar eventuais mudanças positivas.

A Igreja tem salvação? é mais um lançamento concebido para enriquecer a atuação da PAULUS na área de teologia, na qual é referência pela variedade e qualidade de títulos oferecidos.

Hans Küng nasceu em 1928, em Sursee, Suíça. É professor emérito de teologia ecumênica da Universidade de Tübingen e presidente da Fundação Ética Mundial. Suas últimas obras, que o credenciam como um pensador universal de nosso tempo, são o livro confessional Was ich glaube (No que eu acredito) e Anständige wirtschaften. Warum Ökonomie Moral braucht (Administrar honestamente. Por que a economia precisa da moral), publicadas por Piper Verlag.