Formação Presbiteral – Roteiro para a formação de sacerdotes diocesanos e religiosos | Paulus Editora

Releases

26/07/2022

Formação Presbiteral – Roteiro para a formação de sacerdotes diocesanos e religiosos

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Formação Presbiteral – Roteiro para a formação de sacerdotes diocesanos e religiosos
Autor: José Carlos Pereira
Coleção: Vocação e Formação
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 136
Área de interesse: Vocação, Vida Consagrada

A PAULUS Editora apresenta a obra “Formação Presbiteral – Roteiro para a formação de sacerdotes diocesanos e religiosos”, de autoria de Pe. José Carlos Pereira, cp. O livro visa ser um guia para Seminários Diocesanos e Religiosos, em todas as etapas, em vista da preparação de seminaristas, sacerdotes, irmãos e frades.

Fundamentada nas Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil, as orientações do Papa Francisco, nos documentos oficiais e no exemplo e a espiritualidade dos grandes santos e santas de Deus, a publicação apresenta os pilares da formação sacerdotal e religiosa a partir das dimensões humano-afetiva, comunitária, espiritual, intelectual e pastoral-missionária.

Dividida em 8 capítulos, a obra traz os seguintes temas: “Serviço de Animação Vocacional – SAV”, “Propedêutico ou aspirantado”, “Postulantado ou postulado”, “Noviciado”, “Juniorato ou juniorado” e “Formação permanente”. O autor oferece, a cada capítulo, uma explicação detalhada sobre o que é a etapa da formação, os objetivos gerais, critérios, elementos constitutivos, orientações práticas, instrumentos e procedimentos, além de oferecer, em cada etapa, as cinco dimensões já citadas. A publicação tem por objetivo ser um complemento dos planos de formação das dioceses e das congregações religiosas, trazendo novas luzes e reflexões acerca do tema.

Na apresentação da obra, Dom Amilton Manoel da Silva, cp, bispo da Diocese de Guarapuava (PR), destaca outro aspecto importante do livro, a formação permanente dos presbíteros – um processo que começa na ordenação presbiteral ou nos votos perpétuos (no caso dos religiosos) e se estende até o final da vida. De acordo com o bispo, a falta desta busca por atualização por parte do clero pode causar um déficit na vida pessoal, comunitária e eclesial do padre e da Igreja. “Padres e religiosos que se preocupam em reciclar e atualizar seus conhecimentos intelectuais e vivenciais ajudam mais a Igreja nos seus desafios, pois contribuem para atualizá-la constantemente”, afirma Dom Amilton.

Na publicação, Pe. José Carlos Pereira explica que a formação do presbítero não termina com a aplicação das diretrizes de formação, mas trata-se de um processo para toda a vida, uma formação única, contínua, que integra e dinamiza as etapas entre si, visando amadurecer as convicções, a história vocacional na comunidade e sua relação e compromisso com Deus através da vivência do celibato ou dos votos de castidade, pobreza e obediência, no caso dos religiosos. “A formação permanente é a consequência de uma formação de base sempre evolutiva, dinâmica e jamais concluída às avessas, entendendo que o processo formativo não tem fim”, orienta o autor.

A obra, que faz parte da coleção “Vocação e formação”, é indicada para bispos, superiores de congregações e ordens religiosas, formadores e reitores de seminários e casas de formação de todas as etapas e para todos aqueles que desejam compreender melhor as etapas da formação dos presbíteros e as especificidades de cada etapa. O livro está disponível também na versão e-book. 

José Carlos Pereira é padre passionista, professor com pós-doutorado em Antropologia Social, doutorado em Sociologia, mestrado em Ciência da Religião, bacharelado em Teologia e licenciatura plena em Filosofia. Faz parte do Núcleo de Estudos Religião e Sociedade, do Programa de pós-graduação em Ciências Sociais da PUC-SP. Presta assessoria a paróquias, dioceses, congregações religiosas. É autor de mais de noventa livros e algumas traduções, sendo vinte deles publicados pela PAULUS Editora, entre eles: “Gestão eficaz – Sugestões para a renovação paroquial”, “Como fazer um planejamento pastoral, paroquial e diocesano”, “Pastoral da visitação – Paróquia em estado permanente de missão”, “Expediente paroquial – Guia prático para a formação de secretárias (os) paroquiais”, entre outros.