Formação de professores – Desafios históricos, políticos e práticos | Paulus Editora

Releases

03/09/2013

Formação de professores – Desafios históricos, políticos e práticos

Por Imprensa

Serviço
Título: Formação de professores – Desafios históricos, políticos e práticos Autor: Maria Célia Borges
Coleção: Educação Superior
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 176
Área de interesse: Educação, Pedagogia, Pesquisa

Obra estuda a fundamentação teórica e crítica sobre a formação de professores

A Coleção Educação Superior, da PAULUS Editora apresenta a obra  “Formação de professores – Desafios históricos, políticos e práticos”, escrito por Maria Célia Borges.

O livro oferece fundamentação teórico-crítica relacionada à história de formação dos professores no Brasil. Nesse contexto, analisa a formação dos professores e boa qualidade do ensino e as perspectivas para a inclusão educacional e social.

Além disso, a obra resgata a história e a política nos avanços e recuos da formação de professores no Brasil, assim como a legislação e as políticas educacionais que a regulamentam. Os programas de expansão universitária, seus avanços e controvérsias também são focos levantados pela autora.

Por fim, destaca-se a importância da formação didático-pedagógica para o profissional docente, assim como a fundamentação teórica da pesquisa e procedimentos metodológicos e resultados.

A obra pretende contribuir com a formação de professores em geral, alunos e professores do magistério do Ensino Médio e das diversas licenciaturas, bem como pesquisadores da área de educação.  Seus subsídios podem ser utilizados nas disciplinas de História da Educação, Políticas Educacionais, Didática e Metodologias e Práticas de Ensino.

Maria Célia Borges é pedagoga e especialista em Fundamentos da Educação e Psicopedagogia, autora de diversos capítulos e livros. Possui mestrado em Educação (UFU); doutorado em Educação/Currículo (PUCSP); pós-doutorado em Educação (FEUSP). Também é pesquisadora, líder do Grupo de Estudos sobre Formação de Professores (GPE-FORM) e docente das Licenciaturas (Didática) e do Mestrado em Educação da UFTM-Uberaba-MG.