Espiritualidade do Padre Diocesano | Paulus Editora

Releases

04/05/2017

Espiritualidade do Padre Diocesano

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Espiritualidade do Padre Diocesano
Autor (a): Humberto Robson de Carvalho / Fernando Lorenz
Coleção: Comunidade e missão
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 128
Área de interesse: Espiritualidade

Obra aponta a figura do Cristo como modelo de espiritualidade para os padres diocesanos, diáconos e seminaristas

A PAULUS Editora apresenta o livro Espiritualidade do Padre Diocesano, escrito por Fernando Lorenz e pelo padre Humberto Robson de Carvalho. A novidade editorial é parte da coleção Comunidade e Missão. Seu objetivo consiste em colaborar com os presbíteros diocesanos, diáconos transitórios ou seminaristas, por meio do aprofundamento sobre a espiritualidade do padre diocesano à luz da espiritualidade do próprio Jesus Cristo, eterno Sacerdote por excelência.

Os autores sugerem que a identidade do padre diocesano, conforme o magistério da Igreja deve estar diretamente alicerçado no mistério de Cristo. Diante dessa referência, entender quem ele é – seus gestos, palavras, vida, testemunho junto ao povo de Deus, assim como sua Paixão, Morte e Ressureição – não só inspira como convida os discípulos-missionários a se unir a Ele, como a figura do Cristo Bom Pastor.

A obra divide-se em três capítulos, sempre acompanhados de reflexões. No primeiro, os organizadores abordam as fontes e características da espiritualidade cristã. De maneira simples e em linguagem objetiva, apresentam a identidade cristã, cuja raiz está fundamentada na figura do Cristo.

Além disso, a meditação do primeiro capítulo passa pela espiritualidade do mistério pascal na vida e na ação dos primeiros cristãos, e também dos serviços dos ministérios na Igreja nascente, mostrando a figura de Maria, a mãe de Jesus, e a espiritualidade vivida no início do cristianismo e ao longo da história da Igreja.

Já o segundo capítulo reflete sobre os temas “Ministério e a espiritualidade presbiteral no contexto bíblico de alguns textos do Antigo e do Novo Testamento”, “A espiritualidade do sacramento da Ordem”, “A dimensão espiritual do ministério presbiteral”, “A pluralidade de expressões da vida espiritual no serviço presbiteral” e “A vida litúrgica do presbítero e suas implicações na espiritualidade: presidência e participação litúrgica”.

Por fim, o terceiro e último capítulo fala da espiritualidade do padre diocesano. Apresenta-o como sinal e portador do amor de Deus Trinitário, o pároco como pastor da comunidade paroquial; identifica Jesus Cristo, o Bom Pastor, como modelo da caridade pastoral para o padre diocesano. A publicação também indica algumas fontes de alimento espiritual da vida presbiteral diocesana.

Fernando Lorenz pertence ao clero diocesano da diocese de Dourados – MS (pároco da paróquia São João Batista). Especialista em Liturgia, graduado em Filosofia e Teologia. Assessor eclesiástico da Comissão Diocesana de Liturgia, coordenador da Escola Diocesana de Liturgia e membro da Comissão Diocesana de Formação para leigos.

Humberto Robson de Carvalho pertence ao clero diocesano da Arquidiocese de São Paulo (pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres – Região Episcopal de Santana). Mestre em educação, especialista em Catequese, Espiritualidade e Liturgia, graduado em Filosofia, Pedagogia e Teologia e coordenador dos cursos de pós-graduação em Catequese e Espiritualidade no Centro Universitário Salesiano de São Paulo.