Especialista na área de Educação destaca as falhas no ensino superior em livro da PAULUS | Paulus Editora

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14/12/2011

Especialista na área de Educação destaca as falhas no ensino superior em livro da PAULUS

Por adm

Título: Um abominável mundo novo? O ensino superior atual
Autor: Regis de Morais
Coleção: Educação Superior
Acabamento: costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 160
Área de interesse: Educação

Em outubro de 2011, foi aplicado o Exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), que avalia o desempenho dos estudantes de sexto ano das escolas médicas do Estado. Mais da metade dos participantes foi reprovada, principalmente por desconhecer o tratamento adequado para alguns problemas de saúde frequentes no cotidiano da prática médica, como a infecção de garganta.

O resultado desta prova é um exemplo da falsa eficiência do processo educacional de algumas instituições de ensino, não apenas na saúde, mas em outras inúmeras áreas do conhecimento. O assunto, bastante atual, inspirou Regis de Morais, doutor e livre-docente em Educação, a lançar, pela PAULUS, Um abominável mundo novo? O ensino superior atual.

Neste trabalho, o autor aborda os desequilíbrios socioculturais que têm desestabilizado a educação, principalmente o ensino superior. “Como é sabido, vivemos numa sociedade enferma, escravizada pelo consumismo e pela mídia – que é sua voz poderosa –, navegando por uma crise de valores sem precedentes, que apaga as melhores construções civilizatórias do passado e vive como se o futuro jamais fosse existir,” afirma.

Pautada por essa proposta, a obra elucida diversas questões que englobam o âmbito educacional, entre elas as extensões universitárias, as pesquisas acadêmicas e as deficiências no sistema de ensino, relacionadas tanto às instituições como aos próprios profissionais.

“Docentes sentem-se oprimidos, e tudo se passa como se dar aulas não fosse uma autêntica arte, como se não fosse necessário manter em leituras os professores, e mesmo como se a atividade de aulas quase não contasse nos processos de avaliação”, enfatiza o autor.

Em um dos sete capítulos, Morais também trata de um assunto muito importante: o direito humano do acesso à educação. O especialista destaca os atendimentos que são oferecidos por universidades, faculdades e centros universitários, alertando pais e responsáveis sobre o tipo de ensino ofertado aos estudantes.

“É urgente que a sociedade civil e as instâncias governamentais se mobilizem no sentido da positiva e possível recuperação da qualidade do nosso ensino superior que, em tantos setores, tem apresentado uma degenerescência acompanhada de muitos risos e ironias. Algumas universidades e centros universitários comunitários que se abriram aos valores empresariais vão passo a passo envergonhando nossa vida acadêmica, a ponto de serem apelidados, aqui e ali, de ‘comércios de diplomas’”, pontua.

Um abominável mundo novo? O ensino superior atual é o segundo título da coleção Educação Superior. O primeiro, Metodologia científica – Desafios e caminhos, apresenta diretrizes fundamentais aos pesquisadores e alunos em formação do ensino superior, para que possam elaborar de maneira sistemática, organizada e metodológica suas produções e trabalhos acadêmico-científicos. Ambos os livros colaboram com estudiosos e interessados em se aprofundarem em diversas questões do segmento.

Regis de Morais é doutor e livre-docente em Educação, professor titular aposentado da Unicamp, ex-professor convidado da PUC do Chile e da Universidade Técnica de Lisboa. É escritor e conferencista, com 54 livros já publicados.