Escrito por três teólogas, livro fornece reflexões sobre Maria e a Trindade | Paulus Editora

Releases

03/05/2012

Escrito por três teólogas, livro fornece reflexões sobre Maria e a Trindade

Por adm

Título: Maria e a Trindade – Implicações pastorais, caminhos pedagógicos, vivência da espiritualidade
Autoras: Barbara P. Bucker, Lina Boff e Maria Carmen Avelar
Coleção: Temas Marianos
Acabamento: Costurado
Formato: 14 cm x 21 cm
Páginas: 176
Área de interesse: Espiritualidade

Publicado pela PAULUS, Maria e a Trindade – Implicações pastorais, caminhos pedagógicos, vivência da espiritualidade é uma contribuição à vida de fé do nosso povo inspirada em Nossa Senhora. Escrita pelas teólogas Barbara P. Bucker, Lina Boff e Maria Carmen Avelar, o livro apresenta Maria como mãe do céu e da Terra, ou seja, ela em relação com a Trindade e com o povo.

O texto aborda, primeiramente, os desafios encontrados na inculturação da fé cristã, sobretudo quando se leva em consideração a devoção popular mariana. “A Comunidade divina e Maria é o título que nos leva a falar de sua atuação como mulher histórica, do jeito que é apresentada pelos evangelhos, assim como de sua atuação enquanto mulher relacionada com o Pai, o Filho e o Espírito Santo que formam a comunidade divina”, explicam as autoras.

Em seguida, o leitor encontrará informações essenciais para o aprofundamento de alguns traços da ação educativa de Maria. De forma didática, as teólogas destacam a exemplaridade e o ensinamento mariano em relação à solidariedade cristã, sendo este um excelente caminho pedagógico para os filhos de Deus penetrarem no horizonte da fé cristã e na própria experiência trinitária da fé.

“Maria, personagem, historicamente situada e datada, ser humano como nós, é quem adere ao apelo-interpelação-proposta divina, é quem assume o magnífico fato religioso da maternidade divina também como um fato religioso de ordem pessoal”, afirmam.

Por fim, as autoras trazem reflexões marianas e trinitárias, em vista de uma espiritualidade integrada e comprometida com os processos históricos de nosso tempo, a fim de gerar um mundo de comunhão, justiça e fraternidade.

“A terceira parte deste trabalho teológico quer ser o resgate de uma espiritualidade integradora, encarnada e libertadora, que corresponda aos vários desafios de uma pastoral comprometida com os processos históricos, seus ensinamentos reveladores, mas que ao mesmo tempo construa, a partir de sua atuação, um caminho pedagógico de fazer aflorar em cada ser humano as mais ricas possibilidades de sua própria humanidade, assim como os vários processos de humanização que cada encontro humano pode provocar”, concluem.

Da coleção Temas Marianos, Maria e a Trindade – Implicações pastorais, caminhos pedagógicos, vivência da espiritualidade apresenta linguagem acessível e notas de referência, ajudando na compreensão da temática e incentivando o leitor a buscar em Maria, mãe de Jesus, alimento para a sua fé.