Em forma de poesia, novo livro da coleção Brasileirinhos conta a história de Cora Coralina para as crianças | Paulus Editora

Releases

31/08/2012

Em forma de poesia, novo livro da coleção Brasileirinhos conta a história de Cora Coralina para as crianças

Por Imprensa

Serviço
Título: Cora, coração Coralina
Autora: Lúcia Fidalgo
Ilustrações: Fabiana Salomão
Coleção: Brasileirinhos
Acabamento: Brochura
Formato: 18,5 cm x 27,5 cm
Páginas: 16
Áreas de interesse: Artes, Língua Portuguesa, Geografia e História

Mulher simples, sonhadora e batalhadora. Nascida em 1889 na cidade de Goiás, às margens do rio Vermelho, Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, ou simplesmente Cora Coralina, ficou conhecida não só por ser ótima doceira de profissão, mas também por seus poemas ricos em motivos do cotidiano.

Escrito por Lúcia Fidalgo, o lançamento da PAULUS Cora, coração Coralina retrata a trajetória desta grande poetista e contista que, desde criança, capturava palavras no ar.

“Tem gente que nasce com jeito de poesia. Traz cabelo em cachos de poemas, olhos com admiração maior e boca falante de belas palavras e pensativas frases. Outras nascem para o silêncio. E outras, como Ana, nascem para colorir a vida, perfumar os doces e escrever palavras saborosas em nossos corpos”, comenta a autora.

Filha de Francisco e Jacinta Luísa, Ana cursou até a quarta série, e com 14 anos começou a escrever seus primeiros textos. Tornou-se Cora e conheceu Cantídio Tolentino de Figueiredo Bretãs, com quem se uniu e teve quatro filhos.

Mulher de palavra forte e de força para viver, enviuvou. Sozinha e com filhos para criar, foi fazer outras coisas para sobreviver, porém lembrou-se de que saber viver é a grande sabedoria. Então, com 75 anos, escreveu seu primeiro livro. “O que vale na vida não é o ponto de partida, e sim a caminhada”, dizia Cora.

Com lindas ilustrações aliadas à delicadeza do texto curto e leve, a obra ainda proporciona ao pequeno leitor diversos poemas escritos por Cora, deixando a leitura divertida e repleta de aprendizado.

Cora, coração Coralina pertence à coleção Brasileirinhos e é mais um título entre diversos outros, como Carlos, menino poeta (Carlos Drummond de Andrade), Tarsila, menina pintora (Tarsila do Amaral), Jorge, o amado escritor (Jorge Amado). A série apresenta personalidades importantes do nosso país, para que sirvam de inspiração às crianças.

Lúcia Fidalgo é escritora, contadora de histórias do Grupo Morandubetá, bibliotecária, mestra em Educação, professora na Universidade Santa Úrsula e pesquisadora do Aleph-UFF. Nasceu no Rio de Janeiro e desde pequena gosta de ler, contar e ouvir histórias, que hoje ela compartilha com seus leitores. Lúcia foi Autora Revelação no ano de 1997, com o livro Menino Bom, prêmio recebido da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Fabiana Salomão começou a ilustrar livros infantis e juvenis quando ainda cursava a faculdade de Belas Artes, em São Paulo. Desde então tem trabalhado para as melhores editoras e agências do Brasil e do exterior, contribuindo com seus belos desenhos. Ela também é formada em Letras e atualmente cursa Teologia.