Releases

03/07/2020

Em busca da palavra de Deus

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Em busca da palavra de Deus
Autor: Luiz José Dietrich / Rafael Rodrigues da Silva
Acabamento: Brochura
Coleção: A Bíblia e o Povo
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 120
Área de interesse: Bíblica

Uma leitura do Deuteronômio entre contradições, ambiguidades, violências e solidariedades

Escrita pelos autores Luiz José Dietrich e Rafael Rodrigues da Silva e publicada pela PAULUS Editora, em parceria com a CEBI (Centro de Estudos Bíblicos), a obra “Em busca da palavra de Deus” traz aos leitores reflexões acerca do livro do Deuteronômio, cujos capítulos centrais giram em torno do mandamento: “Abra a mão em favor do seu irmão, do seu pobre e do seu necessitado, na terra onde você está” (Dt 15,7-8.11).

De acordo com os autores, o livro do Deuteronômio não é um simples livro de leis. Além da apresentação de leis e regras, encontra-se também nas entrelinhas algo mais profundo e provocador, ou seja, trata-se de um livro bíblico que motiva e convence o leitor e ouvinte, que anseia pelo bem comum, e deseja cumprir as leis em defesa dos pobres e marginalizados da sociedade.

O livro está dividido em cinco capítulos com temas pertinentes. Segundo os autores, o livro do Deuteronômio guarda algumas das antigas leis comunitárias de Israel. São leis e experiências que segundo eles, podem  iluminar e inspirar diversas lutas e batalhas travadas ainda hoje na atualidade. Para a composição da obra, os autores caminham junto aos principais profetas que falavam e lutavam em defesa do sagrado direito à vida com dignidade do povo, contra seus opressores.

Neste caminho de descobertas de leis comunitárias, os organizadores lembram que o livro do Deuteronômio é pouco estudado pelas comunidades, e a discussão do seu conteúdo, é capaz de ajudar as pessoas a encontrar perspectivas cristãs, bem como luzes necessárias e urgentes para orientar reflexões e ações na sociedade atual.

Com efeito, a obra faz um convite ao leitor a pensar sobre o tempo presente, tempo marcado por retrocessos, perdas de direitos, aumento da violência instititucional contra a dignidade humana, distruição do ecossistema, entre outros problemas. O conteúdo oferece caminhos e propõe um desafio rumo a compreensão  do presente à luz das Sagradas Escrituras.

O livro “Em busca da palavra de Deus: Uma leitura do Deuteronômio entre contradições, ambiguidades, violências e solidariedades”, revela uma sabedoria bíblica sobre questões sociais, como a pobreza, as migrações, os direitos sociais, a justiça e injustiças. O volume também trata de questões religiosas e espirituais relacionadas ao culto, aos rituais, ao modo e local onde prestar culto ao Deus vivo e sobre as escolhas do povo da bíblia frente a outras religiões que não prestava culto ao Deus de Israel.

Na obra, estão textos que apresentam Deus como Javé, como um pai que carrega seu filho pelo deserto (DT 1,31). É um dos livros do antigo Testamento que mais aparece nos Evangelhos e um dos mais citados por Jesus Cristo em seus ensinamentos e provações terrenas.

Rafael Rodrigues da Silva possui graduação em Filosofia pelas Faculdades Associadas Ipiranga (1987), graduação em Teologia pelo ITESP, mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1996), em Teologia da Missão pelo ITESP e Pontifício Ateneu Santo Anselmo (2012), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e livre-docência em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Na elaboração da Nova Bíblia Pastoral (Paulus (2014), foi responsável pela introdução aos Sapienciais e pelas introduções e notas 1-2 Macabeus e de  vários  dos livros sapienciais. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas, no campus Arapiraca, e diretor nacional do  Centro de Estudos Bíblicos (CEBI).