Economia de Francisco e Clara – Subsídio Catequético para Crianças | Paulus Editora

Releases

26/11/2021

Economia de Francisco e Clara – Subsídio Catequético para Crianças

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Economia de Francisco e Clara
Coeditor: Marina Paula Oliveira / Luiza Borges Dulci / Marcio Bernardo de Oliveira Ramos
Ilustrador (a): Marcela Nicolas Sa Soares
Acabamento: Brochura
Formato: 15.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 144
Área de interesse: Economia/ Catequese

Subsídio aponta formas de resgatar a economia e propor mudanças para um mundo mais solidário e harmônico entre as pessoas e o meio ambiente

A PAULUS Editora lança o livro “Economia de Francisco e Clara – Subsídio Catequético para Crianças”, obra escrita por Marina Paula Oliveira, Luiza Borges Dulci e Marcio Bernardo de Oliveira Ramos, com ilustrações de Marcela Nicolas Sá Soares.  Este livro tem como objetivo apresentar às crianças e aos adolescentes, de forma lúdica e interativa, a nova economia proposta pelo Papa Francisco. O Santo Padre defende uma economia solidária, que priorize o cuidado com a Casa Comum, o planeta Terra, e o bem-estar de todos, especialmente dos mais pobres e vulneráveis da sociedade. Francisco convida os jovens para pensar uma nova economia que coloque sempre a vida acima do lucro.

Segundo os organizadores, este conteúdo foi pensado em sintonia com o Novo Diretório para a Catequese, na perspectiva de “uma catequese sensível à defesa da criação”, que promova “uma cultura de atenção tanto ao meio ambiente quanto às pessoas que nele vivem”. Nesse caminho, as crianças e os adolescentes são convidados a ler, refletir e partilhar com os pais, catequistas, professores e colegas o que lerem neste subsídio, e, sobretudo, a serem crianças e adolescentes de um mundo novo, de paz e amor.

Para ensinar a economia proposta pelo Papa Francisco, o enredo inicial traz aos leitores a história de dois notáveis santos da Igreja: São Francisco de Assis e Santa Clara. Estes santos deixaram de lado a fama, o poder e o dinheiro para viverem inteiramente entregues à vontade de Deus. Em Francisco e Clara estão os exemplos que tanto inspira o Papa Francisco: Suas vidas, sua fé e o desejo de imitar a Jesus apontam um caminho claro: Viver o Evangelho é ser simples, ter apenas o essencial, não deixar faltar o necessário aos semelhantes e ajudar a dar dignidade a todos, pois Jesus veio para oferecer vida em abundância.

Com efeito, o livro “A economia de Francisco e Clara”, convida a conhecer um novo modelo de vida e economia para os tempos atuais. Para elucidar o tema, a publicação propõe breves reflexões sobre as seguintes abordagens: Por que pensar outra economia é importante?; Economia?; Amor; Solidariedade; O encontro de Francisco e Clara; Como deve ser a economia de Francisco e Clara?; E o que nós podemos fazer?.  Para refletir, Francisco convidou os jovens de todo o mundo, interessados por economia. O Papa compartilhou questões preocupantes para a Igreja e o mundo: A forma que os seres humanos, mulheres, homens, crianças e jovens e idosos, se relacionam com a natureza.

Nesta obra interativa, estão ensinamentos preciosos para se viver em sociedade sem ferir a natureza e a dignidade do próximo que tanto precisa ser amado e ouvido. Para o Papa Francisco, o tema da economia ultrapassa a ideia que é somente uma forma de acumular dinheiro e poder. Segundo o Santo Padre, a economia é uma forma e o estudo de como as pessoas sobrevivem, produzem e partilham as riquezas. O livro ensina que a economia é como cuidamos de nossas casas, comunidades e do planeta terra, a casa comum, casa de todos.

Entre as reflexões, a “Economia de Francisco e Clara” fala sobre os seres vivos maltados pelo consumo, das relações de solidariedade e amor, partilha, desperdício de alimentos, roupas e outros objetos que muitas vezes podem servir e auxiliar na vida do próximo. Esta economia traz os seguintes questionamentos: Como comprar menos e reutilizar as coisas já existentes? Pra onde vai o nosso lixo? Por essas e outras questões, o livro lembra que é importante falar sobre outra economia que traz vida, não mata é inclusiva e não exclusiva humana e não desumana, que cuida do meio ambiente e não o superexplora.

Em suma, este subsídio fornece um material de fácil leitura e apreensão sobre a Economia de Francisco e Clara, que pode ser trabalhado em salas de aula de escolas católicas e públicas, turmas de catequese de jovens e adultos e reuniões de comunidade. Sua estrutura foi pensada de maneira que cada um dos seus capítulos possa ser trabalhado em aulas, leituras, bate-papos e rodas de conversas.