DVDs abordam os desafios no ensino de Educação Física e reforçam a sua importância na formação do ser humano | Paulus Editora

Releases

22/08/2011

DVDs abordam os desafios no ensino de Educação Física e reforçam a sua importância na formação do ser humano

Por adm

Título: Finalidades e possibilidades
Autores: Edison de Jesus Manoel, José Elias de Proença e Osvaldo Luiz Ferraz
Coleção: Educação física na escola
Duração: 50 min.
Áudio: Português

Título: Movimento, corpo e ação
Autores: Edison de Jesus Manoel, José Elias de Proença e Osvaldo Luiz Ferraz
Coleção: Educação física na escola
Duração: 35 min.
Áudio: Português

Título: Princípios e orientações pedagógicas 
Autores: Edison de Jesus Manoel, José Elias de Proença e Osvaldo Luiz Ferraz
Coleção: Educação física na escola
Duração: 68 min.
Áudio: Português

Título: Movimento: Categorias e Conceitos
Autores: Edison de Jesus Manoel, José Elias de Proença e Osvaldo Luiz Ferraz
Coleção: Educação física na escola
Duração: 37 min
Áudio: Português

A educação física escolar expressou, no decorrer dos anos, inúmeras formas e práticas referentes a diversas épocas, culturas e maneiras de olhar o homem e o mundo. Nessa disciplina os alunos colocam em prática seus conhecimentos, e este é o grande diferencial: a clara distinção entre o conhecer e o fazer.

Dispostos a colaborar com o ensino e as práticas pedagógicas adotadas atualmente para a educação física e a mostrar sua contribuição na formação dos indivíduos, Edison de Jesus Manoel, José Elias de Proença e Osvaldo Luiz Ferraz, todos especialistas no assunto, apresentam a série de DVDs Educação física na escola, produzida pela PAULUS, em parceria com a Atta Mídia e Educação.

Composta de quatro vídeos, a coleção trata de diversos temas que fazem parte do dia a dia dos educadores. No título Finalidades e possibilidades, por exemplo, Edison de Jesus Manoel aborda, entre vários aspectos, a diversidade, as finalidades, os objetivos e o valor intrínseco dos movimentos. “Esse valor intrínseco é no sentido de que o ato de mover-se é importante por si só, pois é algo muito antigo na nossa vida e na vida dos seres vivos. Toda vez que eu me movimento estou colocando em ação uma estrutura que tem milhões de anos”, explica.

No vídeo Movimento, corpo e ação, José Elias de Proença interage com outros personagens, explicando certos movimentos, posturas e propondo alguns exercícios. Além disso, este DVD conta com depoimentos de alunos do curso de educação física que falam de suas dúvidas e dos desafios da profissão. Em Movimento: categorias e conceitos, o telespectador irá conferir os conceitos do movimento, as fases de aprendizagem e o mecanismo de processamento de informações, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Já em Princípios e orientações pedagógicas, Osvaldo Luiz Ferraz foca sua abordagem nos métodos de ensino de jogos e esportes e nos tipos de atividades que podem ser realizadas nas escolas, destacando as interações sociais existentes nas aulas de educação física. Segundo o autor, há dois tipos de interação social: a de reciprocidade – entre os alunos – e a hierárquica – entre professor e aluno. “É importante o professor valorizar, principalmente, a relação entre os alunos. Quando eles interagem com o seu par, se posicionam mais livremente e defendem seu ponto de vista com mais entusiasmo. Já na relação hierárquica, por mais que o professor seja afável e carinhoso, ele será sempre autoridade e, nessa relação, dificilmente os alunos têm a mesma autonomia nas discussões”, afirma.

No último vídeo da série, Movimentos: Categorias e Conceitos, os autores mostram e explicam as categorias funcionais do movimento, abordando os conceitos, as fases de aprendizagem e o mecanismo de processamento de informações.

Com o objetivo de oferecer um material no qual o telespectador se sinta ativo no debate proposto, a coleção conta com belíssimos recursos e imagens capazes de exemplificar as dicas e sugestões fornecidas pelos especialistas. Além disso, apresenta linguagem clara e didática, elemento que facilita o entendimento do conteúdo apresentado.

Os vídeos da série Educação física na escola são verdadeiros guias para práticas e reflexões, não apenas para professores, alunos e profissionais da área, mas também para todos os interessados em manter uma vida ativa e saudável.

Edison de Jesus Manoel – Professor titular da Universidade de São Paulo, livre-docente em Pedagogia do Movimento Humano pela USP e doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Sheffield, Inglaterra. Membro do Grupo de Estudo do Desenvolvimento da Ação e Intervenção Motora da USP.

José Elias de Proença – Licenciado pela Faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo, doutor em Psicologia pela USP, atuou como professor da Faculdade de Educação Física da USP por 8 anos. Preparador físico da seleção brasileira de voleibol feminino desde 2003 e coordenador de Educação Física do Colégio Magno – São Paulo.

Osvaldo Luiz Ferraz – Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Coordenador do curso de licenciatura em Educação Física da Escola de Educação Física e Esporte da USP. Membro do Laboratório de Pedagogia do Movimento – LAPEM/USP. Foi assessor junto ao MEC para elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental.