DVDs abordam o pensamento de Habermas e a sua contribuição para diversas áreas do conhecimento | Paulus Editora

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15/06/2012

DVDs abordam o pensamento de Habermas e a sua contribuição para diversas áreas do conhecimento

Por adm

Título: Habermas e a religião 
Autor: Anderson de Alencar Menezes
Coleção: Habermas
Duração: 33 min.
Áudio: Português

Título: Habermas e Ratzinger 
Autor: Anderson de Alencar Menezes
Coleção: Habermas
Duração: 37 min.
Áudio: Português

Título: Habermas e a educação 
Autor: Anderson de Alencar Menezes
Coleção: Habermas
Duração: 38 min.
Áudio: Português

Título: Habermas e a Escola de Frankfurt 
Autor: Anderson de Alencar Menezes
Coleção: Habermas
Duração: 41 min.
Áudio: Português

Um dos maiores filósofos alemães do século XX e um dos mais influentes pensadores, Jürgen Habermas é considerado herdeiro da Escola de Frankfurt e se notabilizou pela destreza em transpor os limites interdisciplinares e transitar por diversos campos de estudo.

Com o objetivo de suscitar reflexões a partir das ideias deste pensador, a PAULUS, em parceria com a Nato 4 Motion, lança a série Habermas. São quatro DVDs, coordenados pelo mestre e doutor Anderson de Alencar Menezes, que mostram  a visão do filósofo sobre inúmeros aspectos, como fé, religião e educação.

O primeiro vídeo aborda a religião no pensamento habermasiano, a qual ocupa um nicho, um lócus originário para a revitalização do sentido da existência humana, ao lado da cultura, da arte e da política. O segundo trata do diálogo entre razão e fé realizado em 2004 por Habermas e o teólogo e então cardeal Joseph Ratzinger, atualmente papa Bento XVI. Os temas enfrentados foram o fanatismo religioso, as formas de governo, o diálogo intercultural, inter-religioso e ecumênico. “Aqui está um debate no qual eu vejo uma unidade entre a filosofia e a teologia, sendo o caminho de unidade a fala sobre Deus”, afirma o autor.

Já no terceiro volume, o espectador terá acesso às reflexões sobre a educação, um assunto que merece destaque no pensamento do filósofo. Aqui, trata-se de uma educação esclarecida partindo da concepção kantiana da educação.

Neste âmbito de compreensão, Menezes apresenta o paradigma habermasiano da intersubjetividade, que desmonta uma perspectiva educativa centrada na educação enquanto instrução, e parte para uma concepção de educação voltada para a formação. “Habermas vai dizer que o conhecimento é uma socialização, ou seja, o ato de conhecer não pode ser puramente artificial, deve ser construído no debate, num diálogo. São eles que constroem o conhecimento”, afirma.

Por fim, o autor destaca Habermas como herdeiro e renovador da Escola de Frankfurt. Herdeiro no tocante à questão da Teoria Crítica enquanto uma teoria que mescla freudismo, hegelianismo e marxismo, e renovador em substituição à razão instrumental.

Além de trazer aspectos essenciais para aqueles que desejam compreender o pensamento do filósofo alemão, a série Habermas conta com excelentes recursos de som e imagem, fornecendo ao final de cada vídeo uma relação de obras indicadas para os assuntos tratados. Dessa forma, a coleção é instrumento essencial para estudantes, professores e demais interessados aprofundarem seus conhecimentos.

Anderson de Alencar Menezes, licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, bacharel em Teologia pelo Centro Unisal – Campus Pio XI (São Paulo), mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal). Tem interesse pelas seguintes áreas: Escola de Frankfurt (Horkheimer, Adorno e Jürgen Habermas), Ética, Antropologia Filosófica, Filosofia do Direito, Filosofia da Religião, Teoria Crítica e Educação e Ecumenismo.