DVD da PAULUS examina Os Apocalipses e suscita novos debates em relação ao tema | Paulus Editora

Releases

23/07/2012

DVD da PAULUS examina Os Apocalipses e suscita novos debates em relação ao tema

Por Imprensa

Serviço
Título: Os Apocalipses
Autor: Paulo Augusto de Souza Nogueira
Duração: 64 min.
Áudio: Português

A leitura desses textos, de forma criativa e imaginativa de revelação, propicia um acesso aos mistérios celestiais por meio da revelação divina da fantasia humana e de uma linguagem metafórica e simbólica riquíssima. Mas por que lê-los em nosso tempo? Essa é uma entre várias outras indagações respondidas pelo professor Paulo Augusto de Souza Nogueira em seu novo trabalho: o DVD Os Apocalipses.

Lançamento da PAULUS em parceria com a Nato 4 Motion, o vídeo mostra que todas as gerações podem fazer leituras atualizadas e diferentes entre si dos Apocalipses, ressaltando os diversos motivos que levam as pessoas a se dedicarem ao seu estudo: curiosidade, medo das catástrofes, esperança de um novo tempo etc.

“Este DVD deve criar curiosidade para uma abordagem nova do assunto e abrir pistas para investigações inéditas. Hoje em dia os leigos estão muito exigentes, querem novas abordagens e não respostas prontas. Por isso, lanço os temas e seus pontos principais, sempre provocando com questões atuais”, explica o autor.

Primeiramente, o vídeo fala da importância de ler Os Apocalipses, apresentando uma definição eficiente tanto para os Apocalipses Judaicos como para o Apocalipse de João (ou Apocalipse Cristão, como denomina o autor). Dividido em 14 capítulos, o DVD aborda ainda a experiência visionária e o conteúdo das revelações presentes nesses textos, como a origem do mal no mundo, o final dos tempos, o juízo e a salvação etc.

Segundo Nogueira, o objetivo é promover novas discussões. “Não espero que o espectador concorde com tudo, mas que ele dialogue com minhas propostas e hipóteses de interpretação. O Apocalipse é muito rico, nunca será esgotado. Mas nossa tarefa é sempre arriscar, empurrar os limites da leitura para mais adiante”, conclui.

Ao final, o espectador é incentivado a meditar sobre a mensagem dos Apocalipses a partir de suas perspectivas, levando em conta questões da sociedade do nosso tempo a fim de buscar alternativas. Trata-se de um excelente instrumento de estudo e reflexão para todos os interessados no assunto.

Paulo Augusto de Souza Nogueira é doutor em Teologia pela Universidade de Heidelberg (Ruprecht-Karls), fez estudos pós-doutorais em História no NEE/Unicamp (2008). Atua como professor titular da pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo. É docente e pesquisador na área da Teologia e das Ciências da Religião e coordena o grupo de pesquisa Oracula e sua revista eletrônica. Concentra suas pesquisas nas estruturas religiosas dos textos apocalípticos na antiguidade. Nos últimos anos tem direcionado suas pesquisas também para as repercussões da literatura apocalíptica bíblica na antiguidade tardia e no mundo medieval, em especial na lendária, hagiografia, nos relatos visionários e na iconografia.