Dons e Carismas na Bíblia | Paulus Editora

Releases

06/08/2021

Dons e Carismas na Bíblia

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título:
  Dons e Carismas na Bíblia
Autores: Luiz Alexandre Solano Rossi/ Valmor da Silva (orgs.)
Coleção: Temas Bíblicos
Acabamento: Brochura
Formato: 13 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 144
Área de interesse: Bíblica

Lançado pela PAULUS Editora, o livro “Dons e Carismas na Bíblia”, organizado por Luiz Alexandre Solano Rossi e Valmor da Silva, é o novo titulo da coleção Temas Bíblicos. Esta publicação traz diversas reflexões sobre os dons e carismas na perspectiva da Bíblia Sagrada, dando sequência a dois livros anteriores da mesma coleção, “Milagres na Bíblia” e “Parábolas na Bíblia”. A presente publicação reúne importantes considerações de diferentes professores, doutores e pesquisadores da Sagrada Escritura que atuam em faculdades do Brasil e da América Latina.

Diante de um tema tão vasto, a obra enfoca os temas mais relevantes, priorizando os textos e aspectos do Antigo e Novo Testamento. O livro é composto por sete capítulos, que reúnem os esforços de um grupo de biblistas atentos à pesquisa acadêmica, mas, sobretudo, preocupados com a dimensão pastoral da mensagem bíblica. A cada capítulo, os autores dos textos mantêm um olhar na Bíblia e outro na realidade atual. Segundo os organizadores, o tema dos dons e carismas é desafiador, pois trata de uma realidade ampla e complexa que envolve inspiração divina e vontade humana.

No primeiro capitulo, o autor Valmor da Silva traz uma introdução sobre os dons e carismas no Antigo Testamento. Ele esclarece conceitos fundamentais e discorre sobre indivíduos que viveram a experiência mística, pessoas escolhidas por Deus que se deixaram mover pela ação do Espírito Santo, tais como juízes, profetas, servos do Senhor, reis, messias, sacerdotes, líderes do povo, pessoas sábias e, enfim, todo o povo de Deus. O segundo capítulo, escrito por Leonardo Agostini Fernandes, explica ao leitor “Os dons messiânicos em Isaías 11, 1-3”. Este capítulo elenca quatro aspectos principais e destaca as características ideais do ungido do Senhor, segundo o coração de Deus.  Provido do espírito de sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, conhecimento e temor de Deus, o ungido atua com justiça e retidão.

O terceiro capítulo apresenta o tema: “A profecia como dom: a arte de denunciar a violência e proteger a Vida”. O biblista Luiz Alexandre Solano Rossi fala sobre os dons e carismas proféticos. Solano afirma que, por si só, a profecia já é um carisma próprio que Deus concede a determinadas pessoas para uma missão especial junto ao seu povo. Portanto, o dom profético a serviço da vida é o ponto de partida da reflexão, em vista da prática do direito e da justiça, esses dons afastam a indiferença e injustiça, dando lugar a inclusão e solidariedade.

No quarto capítulo, Ildo Perondi discorre sobre “Dons e carismas nos Evangelhos”, para a edificação da comunidade ou missão específica a ser realizada. O autor inicia distinguindo, inicialmente, os termos carisma, dom, graça e talento. Em seguida, concentra-se na atuação de Jesus Cristo, que manifesta inúmeros dons por meio de sua própria pessoa e atitudes de compaixão e libertação, sempre movido pelo Espírito Santo. Ildo Perondi também fala sobre os dons concedidos a apóstolos e discípulos, com força e poder para curar doentes, ressuscitar mortos, purificar leprosos e expulsar demônios. Sobretudo, discorre sobre o dom principal – o Espírito Santo.

Já no quinto capítulo, Júlio Paulo Tavares Mantovani Zabatiero analisa “As listas de dons espirituais em Paulo”, direcionadas às comunidades de Coríntios, Romanos e Efésios. Entre as reflexões, estão os dons de cura, profecia, palavra do conhecimento, profecia, discernimento de espíritos, diferentes línguas, interpretação de línguas, lideranças, entre outros.

No sexto capítulo, com o tema “Os carismas na teologia paulina”, Alfredo Rafael Belinato Barreto dá continuidade ao estudo dos carismas na tradição paulina. O trecho em destaque são os capítulos da comunidade de Coríntios. Neste capítulo, os dons e carismas são pensados em vista da unidade na diversidade, proeminência da caridade (ágape) como o dom mais elevado; e a profecia orientada para a formação da comunidade de fé.  Por fim, o último capítulo, escrito por João Luiz Correia Junior, sistematiza os “Dons e carismas nos Atos dos Apóstolos”, em quatro grupos de carismas: missionário; do testemunho; taumatúrgico; e eclesial. O autor explica, descreve e exemplifica um a um. O livro “Dons e Carismas na Bíblia” é parte da coleção “Temas Bíblicos” que procura traduzir os temas mais relevantes para uma linguagem acessível ao cristão de hoje, que não tem acesso a estudos exegéticos ou hermenêuticos mais aprofundados.

Autores: Alfredo Rafael Belinato Barreto (PUCPR), Ildo Perondi (PUCPR), João Luiz Correia Júnior (UNICAMP), Júlio Paulo Tavares Mantovani Zabatiero (Faculdade Teológica Sul–Americana e Faculdade de Teologia da IPI do Brasil), Leonardo Agostini Fernandes (Arquidiocese do Rio de Janeiro e PUC-Rio), Luiz Alexandre Solano Rossi (PUCPR E UNINTER) e Valmor da Silva (PUC Goiás).