Dízimo – Pastoral e Administração | Paulus Editora

Releases

16/12/2020

Dízimo – Pastoral e Administração

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Dízimo – Pastoral e Administração
Autor: Dom Edson Oriolo
Coleção: Organização Paroquial
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 x 21
Número de páginas: 120
Área de interesse: Pastoral

Obra quer esclarecer dois conceitos referentes ao dízimo: o recebimento (ganho) e a administração (uso).

O dízimo como pastoral deve ser precedido pela convicção de que evangelizar é vocação essencial da Igreja. Em relação ao receber, é necessário entender a dinâmica da eclesialidade  e da missionariedade. O dízimo leva as pessoas a formarem a consciência da partilha, da generosidade e da solidariedade. A atual obra quer ajudar a esclarecer conceitos e termos para favorecer a compreensão e superar eventuais equívocos em relação ao dízimo e à pastoral.

De acordo com o autor Dom Edson Oriolo, o dinheiro é um fator de grande importância e causa de alegrias e tristezas na Igreja, compete aos responsáveis procurar meios ousados para manter suas estruturas eclesiais: “A pastoral do dízimo é a pastoral do cuidado. Ela deve envolver todas as pastorais da paróquia, os movimentos, os serviços, e as novas comunidades, porque não é um serviço voltado somente para o dízimo. […] O dízimo é destinado às celebrações, à evangelização e à assistência aos que mais precisam de nossa atenção”, diz.

O primeiro capítulo trata da noção do cuidado, orientando que a Pastoral do Dízimo é a Pastoral do Cuidado, pois cuida das pessoas na comunidade eclesial missionária. O segundo expõe o sentido eclesial do dízimo. É uma reflexão sobre o dízimo na dimensão pastoral, e não no aspecto da contribuição. No terceiro, o autor apresenta a trilogia da Pastoral do Cuidado: cuidar da evangelização, das celebrações e dos pobres. Na sequência, o livro aborda a comunidade eclesial missionária e o dinheiro. No quinto capítulo, partindo do alerta do papa Francisco de que dinheiro é para servir, e não governar, são apresentados passos importantes que podem ajudar a administrar os recursos provenientes do dízimo paroquial. E por fim, o último capítulo é dedicado a quem administra a pastoral do dízimo.

Dom Edson Oriolo Bispo da Igreja Particular de Leopoldina-MG, referencial da Comissão Vida e Família do Regional Leste 2 da CNBB, mestre em Filosofia Social pela PUC-Campinas, especialista em Marketing pela Universidade Gama Filho, pela qual também pós-graduou-se em Gestão de Pessoas. Leader and Professional Coach pela Act Coaching Internacional. É autor de centenas de artigos e ensaios, escreve para diversas revistas, periódicos sobre gestão eclesial, pós-humano, paróquias, pastoral urbana e pastoral do dízimo.