Diocesaneidade – esponsalidade e incardinação | Paulus Editora

Releases

30/06/2020

Diocesaneidade – esponsalidade e incardinação

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Diocesaneidade, esponsalidade e incardinação
Autores: Humberto Robson de Carvalho, Edson Pereira e Eduardo da Costa
Coleção: Comunidade e Missão
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 136
Área de interesse: Pastoral

Obra apresenta uma compreensão abrangente e significativa sobre diocesaneidade, esponsalidade e a incardinação.

Neste livro, Humberto Robson de Carvalho, Edson Pereira e Eduardo da Costa apresentam uma abordagem sobre o caráter relacional entre Jesus, o presbítero e a Igreja, que define e configura a pessoa e o ministério do padre. Os autores traduzem essa relação no âmbito da diocesaneidade que reúne a pessoa do presbítero, o território onde se materializa a comunidade eclesial, o povo de Deus a quem o padre diocesano serve, o bispo e os demais irmãos de presbitério, para viver o segmento de Cristo, o serviço do Reino, a experiência de Igreja e a fraternidade presbiterial.

Outro aspecto destacado pelos autores e que emerge da relação entre Cristo, o presbítero e a Igreja é a esponsalidade. Dom Sergio de Deus Borges, responsável pelo prefácio, explica que, assim como ocorreu com os apóstolos, o presbítero de hoje é convocado pelo Senhor a mergulhar no mistério de seu amor e da Igreja, sem perder sua identidade, sem abandonar sua humanidade: “Essa relação experiencial de intimidade do presbítero com Cristo e a Igreja desemboca na incardinação. Os autores recuperam a tradição das Sagradas Escrituras e das primeiras comunidades dos tempos apostólicos e a reflexão do Concílio Vaticano II, para propor esse tema tão antigo sob o aspecto de serviço: no coração da Igreja, o presbítero tem o seu lugar”, diz D. Sergio.

Na obra, os autores enfatizam que o ministério presbiteral do padre diocesano é a expressão do amor misericordioso e esponsalício de Deus para todas as pessoas na realidade de sua diocese. Quando inserido na sua realidade pastoral, socioeconômica e política, é capaz de ser sinal e portador do amor misericordioso e esponsal de Deus para com todas as pessoas, particularmente as de sua comunidade paroquial.

Humberto Robson de Carvalho pertence ao clero diocesano da arquidiocese de São Paulo (pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, região episcopal Santana). É mestre em Educação, especialista em Catequese, Espiritualidade e Liturgia, graduado em Filosofia, Pedagogia e Teologia, e coordenador dos cursos de pós graduação em Catequese e Espiritualidade no Centro Universitário Salesiano de São Paulo, autor de diversos títulos da PAULUS.

Edson Pereira pertence ao clero da diocese de Cachoeira do Sul (pároco da paróquia São José, em Cachoeira do Sul-RS). É mestre em Teologia, especialista em Formação Humana, graduado em Filosofia, Teologia e Administração de empresas. Psicólogo clínico e organizacional, coordenador diocesano de pastoral e assessor eclesiástico da Pastoral Familiar do Regional Sul 3/RS, foi reitor do seminário maior Maria Mãe Redentor.

Eduardo da Costa pertence ao clero da diocese de Joinville-SC. É mestre em Direito Canônico e em Filosofia. Graduado em Teologia e Filosofia, atualmente é professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Santa Catarina e vigário judicial e presidente do Tribunal Diocesano Eclesiástico da diocese de Joinville.