Devocionário a São Judas Tadeu – O santo da esperança para além de toda esperança | Paulus Editora

Releases

05/09/2022

Devocionário a São Judas Tadeu – O santo da esperança para além de toda esperança

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Devocionário a São Judas Tadeu – O santo da esperança para além de toda esperança
Autor (a): Pe. Guilherme César da Silva, SSP
Coleção: Devotio
Acabamento: Brochura
Formato: 10,5 (larg) x 18 (alt)
Páginas: 120
Área de interesse: Devocional/Espiritualidade

Um livro de devoção a São Judas Tadeu, o apóstolo, mártir, intercessor e padroeiro das causas impossíveis.

Lançado pela PAULUS Editora, o livro “Devocionário a São Judas Tadeu – O santo da esperança para além de toda esperança”, escrito por Pe. Guilherme César da Silva, ssp, convida os devotos brasileiros, leitores diversos e demais interessados a conhecerem mais a fundo detalhes sobre a vida e grande devoção destinada ao Apóstolo do Senhor, considerado nos textos sagrados um exímio pregador e incentivador do Evangelho.

No início da obra, o prefaciador Pe. Claudiano Avelino dos Santos, ssp, relata que São Judas Tadeu foi um dos doze Apóstolos de Jesus Cristo, identificado no Evangelho de Lucas como “Judas de Tiago” e no Evangelho de Mateus somente como “Tadeu”, cujo nome significa magnânimo e pessoa generosa.

O texto inicial ainda destaca que não se sabe ao certo detalhes exatos sobre a filiação de São Judas, entretanto, sabe-se que ele foi escolhido pelo próprio Jesus para fazer parte dos seus principais seguidores. Dentre outros detalhes, a narração bíblica procura sempre diferenciá-lo de Judas Iscariotes, o traidor.

Neste livro, de linguagem fácil e acessível, o autor traz ao público relatos sobre a vida do apóstolo e uma novena dedicada a São Judas Tadeu, composta por diversas citações e reflexões que poderão ser utilizadas pelos fiéis e equipe litúrgica durante a preparação da novena em honra ao santo dos desesperados e das causas urgentes. Na sequência, o conteúdo apresenta orações de intercessão a São Judas e orações dedicadas a Jesus e a Maria, além de orações para combater o mal e outras dedicadas aos santos e santas de Deus. Logo após, o livreto finaliza com dois textos reflexivos “A carta a São Judas” e “Da audiência do Papa emérito Bento XVI”.

De acordo com a obra, São Judas Tadeu teria pregado o Evangelho em diversas regiões da Palestina, em seguida, mudou-se para a Síria, na Mesopotâmia. Sua morte teria ocorrido na cidade de Edessa, sob domínio do rei Abgar, ou ainda em Beirute, juntamente com São Simão. Atribui-se também a ele a escrita do texto sagrado da Bíblia “Carta de Judas”, presente no Novo Testamento.

O conteúdo desta publicação lembra que as relíquias de São Judas estão no transepto esquerdo da basílica de São Pedro, no altar de São José. Sua imagem, conhecida por cristãos de diferentes partes do mundo, é representada muitas vezes com um machado e um livro. Segundo o autor, o machado seria o objeto com o qual ele teria sido martirizado e o livro representa a carta do Novo Testamento que lhe é atribuída.

Nesta perspectiva, o presente livro devocional, que é parte da coleção da PAULUS “Devotio”, deseja conduzir o público em uma única corrente de oração que explica a grande devoção e confiança que os brasileiros e inúmeros fiéis depositam nas mãos de São Judas, considerado o santo e advogado das causas perdidas. A festa litúrgica de São Judas Tadeu é celebrada em 28 de outubro, data de seu martírio e mesmo dia da festa de São Simão, seu companheiro de pregação.