Deus no espaço público: Escritos sobre Europa, política, economia e cultura | Paulus Editora

Releases

29/07/2022

Deus no espaço público: Escritos sobre Europa, política, economia e cultura

Por Imprensa

Ficha técnica
Título: Deus no espaço público: Escritos sobre Europa, política, economia e cultura
Autor (a): Joseph Ratzinger
Org.: Rudy Albino de Assunção
Coleção: Fides Quaerens
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 96
Área de interesse: Teologia

Obra apresenta artigos do Papa Bento XVI sobre temas pertinentes ao mundo e a Igreja

“A Igreja não é deste mundo, mas nele vive e para ele existe”. Joseph Ratzinger

O livro “Deus no espaço público: Escritos sobre Europa, política, economia e cultura”, organizado por Rudy Albino de Assunção, busca oferecer aos leitores brasileiros alguns escritos de Joseph Ratzinger sobre os temas: Europa, política, economia e cultura.

Na obra, o organizador Rudy Albino de Assunção enfatiza que Papa emérito não tratou apenas de temas especificamente ligados à vida interna da Igreja Católica, pelo contrário, no período de sua atuação como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé – entre a década de 1980 e 2000, sempre esteve atento aos diversos problemas políticos, econômicos e culturais que o mundo enfrentava, sobretudo na Europa.

Segundo Rudy Albino, a preocupação central de Joseph Ratzinger concentra-se na reflexão da defesa do papel de Deus nos debates dos espaços públicos. Para o organizador, na concepção do Papa emérito, Deus e a religião não devem ser confinados na esfera privada. Deste modo, através da obra o leitor compreenderá que os valores que fundam a sociedade dependem necessariamente das bases divinas que lhe dão sustentação, e que a Igreja tem a missão permanente de apontar para elas e acompanhar temas cotidianos que comprometem à defesa da vida e convívio em sociedade.

Nesta perspectiva, os artigos de Joseph Ratzinger, publicados primeiramente na edição portuguesa da revista “Communio”, traz ao leitor as principais intuições da filosofia social e política, da filosofia da cultura e da “metafísica do poder” desenvolvidas pelo teólogo e elaboradas anteriormente ao seu pontificado.

Entre os temas e reflexões em destaque abordados por Joseph Ratzinger estão: “Europa: Uma herança responsabilizante para os cristãos”; “Igreja e Europa”; “A procura da paz”; “A Europa na crise das culturas”; “Necessidades da consciência, liberdade, direito e bem”; “Mercado, Economia e Ética”; “Fé, verdade e cultura” e “Reflexões a propósito da Encíclica Fides et Ratio”.

Segundo Rudy Albino, tais conhecimentos serão úteis para a compreensão do papado de Joseph Ratzinger, sobretudo, para a compreensão do mundo em suas diversas esferas, na qual a Igreja deve agir e se fazer presente. O livro é indicado para o público em geral, estudantes de teologia, teólogos, agentes de pastorais, padres, seminaristas e leigos e leigas e todos que desejem conhecer o pensamento inteligente e inspirador de um dos maiores teólogos da Igreja Católica, Joseph Ratzinger.

Sobre o organizador:

Rudy Albino de Assunção (Org.) é bacharel em Filosofia pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE, 2005), mestre (2010) e doutor (2016) em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, fez estágio de doutorado na Universidade de Navarra (Espanha, 2014). Atualmente realiza estágio de pós-doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.