Dentro da luz: Um itinerário para compreender a mensagem de Fátima | Paulus Editora

Releases

11/05/2022

Dentro da luz: Um itinerário para compreender a mensagem de Fátima

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Dentro da luz: Um itinerário para compreender a mensagem de Fátima
Autor (a): Ângela de Fátima Coelho
Acabamento: Brochura
Coleção: Avulso
Formato: 14,8 (larg) x 21(alt)
Páginas: 288
Área de interesse: Espiritualidade

Obra reflete a mensagem de Nossa Senhora de Fátima, uma das devoções marianas mais conhecidas e difundidas no mundo

“Fátima é, certamente, uma explosão transbordante do sobrenatural neste mundo prisioneiro da matéria”. Paul Claudel

Publicada pela PAULUS Editora, a obra “Dentro da luz: Um itinerário para compreender a mensagem de Fátima”, escrita por Ângela de Fátima Coelho, irmã religiosa da Aliança de Santa Maria, congregação portuguesa ligada à Mensagem de Fátima, conduz o leitor a conhecer de perto a história de Nossa Senhora de Fátima e seus pedidos transmitidos ao mundo em 1917, através dos pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta.

De acordo com obra, o propósito e missão da autora é difundir de maneira simples e mistagógica a “Mensagem de Fátima” e a devoção ao “Coração Imaculado de Maria”. Para este ofício de levar a mensagem da Santa Mãe de Deus aos leitores, Irmã Ângela colheu informações precisas direto da fonte. Entre os encontros marcantes de sua vida, a autora descreve que teve a oportunidade de falar diretamente com a Irmã Lúcia, a mesma menina que em 1917, junto aos seus primos Francisco e Jacinta, foi ao encontro da Senhora do Rosário.

Irmã Lúcia residia no Carmelo de Santa Teresa em Coimbra, Portugal. Em 2001, ocasião em que foi visitada por Irmã Ângela, estava com 94 anos e celebrava mais um aniversário. Os encontros sempre regados de muita simplicidade, alegria e bom humor, conforme descreve a autora, estendeu-se por algumas vezes até o ano de 2004. “Estava diante de uma mulher natural e espontânea, tocada pela graça de Deus, com um sentido humor contagiante, com a simplicidade característica dos que alcançaram a unidade interior e com o cuidado e preocupação pelo cotidiano aparentemente banal das nossas vidas concretas”, afirma a autora.

Desde então, sendo já postuladora da causa Francisco e de Jacinta Marto, os trabalhos e convites para transmitir a mensagem de Fátima na história dos três preciosos santos, os Pastorinhos de Fátima, não cessou e prolongou-se até hoje. Na ocasião, a autora foi também convidada para ser vice-postuladora da causa da Irmã Lúcia. Segundo ela, desta vez, o encontro é mediado pela leitura dos seus escritos, do seu diário íntimo “O Meu Caminho”, das suas notas pessoais, de muitas cartas que Irmã Lúcia escreveu e do testemunho das pessoas que com ela conviveram mais intimamente. Desde 1997, a autora segue fazendo palestras sobre a Mensagem de Fátima em vários países da Europa e da América do Norte e do Sul.

Nesta perspectiva, o livro “Dentro da luz: Um itinerário para compreender a mensagem de Fátima” apresenta e reflete em 12 capítulos os seguintes temas: “Uma escola de fé”; “Uma luz para o nosso mundo”; “Conhecer-se à luz da Trindade”; “A Eucaristia acreditada, celebrada e vivida”; “O segredo que revela o essencial”; “O Imaculado Coração de Maria”; “O Rosário, oração de todos os dias”; “A reparação, vida oferecida”; “A consagração ao Coração de Maria”; “Francisco Marto, o menino da sarça ardente no coração”; “Jacinta Marto, a menina ferida no coração” e “Lúcia, uma vida plena de luz”.

Este livro contém uma formação sistematizada sobre o tema, voltada para os peregrinos e todos aqueles que desejarem aprofundar o conhecimento dessa Mensagem. O texto apresentado na obra é também o resultado de um conjunto vasto de leituras teológicas e da reflexão pessoal que estiveram na base de muitas palestras e cursos que a autora apresentou no serviço da difusão da mensagem de Fátima nos últimos 20 anos. Segundo Irmã Ângela, o objetivo é disponibilizar uma apresentação acessível para às pessoas que tenham interesse em conhecer o que Fátima pode dizer à vida cristã nos dias atuais.

“No evidente entusiasmo das suas palavras transparece a enorme devoção a Nossa Senhora e aos Santos Pastorinhos de Fátima, mas igualmente o grande amor ao Povo santo e fiel de Deus, a quem procura transmitir essa devoção e a atualidade da Mensagem de Fátima, através de uma linguagem nova e encantadora e de propostas concretas para a realizar neste tempo e neste mundo que são os nossos e que Deus nos confiou”, afirma Dom António Marto, Bispo de Leiria-Fátima no prefácio da obra.

Ângela de Fátima Coelho, ASM, natural de Frende-Baião, na Diocese de Porto, é religiosa da Aliança de Santa Maria desde 1995. É licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto (1995) e em Ciências Religiosas pela Universidade Pontifícia de Comillas – Madri (2008). Em 2009, foi nomeada vice-postuladora das causas de canonização de Francisco e Jacinta Marto e, em 2012, foi nomeada postuladora romana das referidas causas, missão que exerceu até 13 maio de 2017, data da canonização dos Pastorinhos de Fátima. Desde 2004, é vice-postuladora da causa de beatificação e canonização da Serva de Deus Irmã Lúcia de Jesus. Atualmente é diretora da Fundação Francisco e Jacinta Marto e mestra de noviças de sua congregação.