De maneira dinâmica e descontraída, livro da PAULUS apresenta aos jovens o mistério de Troia | Paulus Editora

Releases

26/06/2013

De maneira dinâmica e descontraída, livro da PAULUS apresenta aos jovens o mistério de Troia

Por Imprensa

Serviço
Título: O mistério de Troia
Autor: João Pedro Roriz
Coleção: MitoLógica
Acabamento: Costurado
Número de páginas: 332
Formato: 14 cm x 21 cm
Área de interesse: Infantojuvenil

 

 

O lançamento da obra acontecerá dia 9 de agosto, sexta-feira, às 19h00, no PROLER – Casa da Leitura Fundação Biblioteca Nacional, na Rua Pereira da Silva, 86, Laranjeiras, Rio de Janeiro/RJ

O mistério de Troia, lançamento da PAULUS, é um livro inspirado no mito grego. A cidade de Troia, citada na obra, pertence às lendas mitológicas escritas por Homero, porém, alguns questionam sua existência. Além disso, arqueólogos defendem um contexto histórico real a respeito da guerra de Troia (considerada por muitos uma espécie de Guerra Mundial, dada a grandeza das batalhas).

Seu contexto cheio de enredos fictícios sugere a participação dos deuses gregos nas relações políticas originárias desse conflito; o jovem e renomado autor, João Pedro Roriz, trabalha com a versão mitológica, e propõe um mistério que relaciona a vida contemporânea – apresentando um adolescente da atual conjuntura – com as politicagens divinas que expõem o lado humano e trágico dessa grande história.

Para tal feito, o autor pesquisou minuciosamente a Guerra de Troia. “O mais legal é que o público perceberá que todo esse mistério está dentro de um mistério maior. Em relação à linguagem, ela é cinematográfica. Eu pensei nos capítulos como sequências de longa metragem. Outro aspecto interessante é a revelação de uma mudança de paradigma, quando o personagem precisa aprender uma língua nova e percebe que essa língua é poética e vai muito além do próprio sentido linguístico – é como se ele falasse a língua das metáforas. Dessa forma, em certos capítulos, o leitor não lerá, mas sentirá o texto e compreenderá a importância da subjetividade (essencial e quase sempre invisível aos olhos) para a construção de imagens e da produção literária”, explica Roriz.

Outro ponto interessante da obra, que pertence a coleção MitoLógica, é que aborda, de modo bastante singular, a questão do bullying escolar; ao longo do livro, o leitor percebe o quanto o bullying pode ser maléfico para a vida de um estudante e de seus amigos e familiares. O mistério de Troia apresenta um tipo de personagem caracterizado como “vítima provocadora”, que pelo seu jeito imaturo acaba sendo alvo de gozações, levando-o a um estado de descrédito diante da turma. Outro assunto, é a difícil relação social, dentro do lar, entre indivíduos jovens e idosos.

O jovem autor, João Pedro Roriz, que no último dia 7 foi eleito pelo jornal EXTRA, após votação popular, o escritor juvenil de maior destaque na atualidade, “candidato a rei da literatura juvenil”, tem como marca registrada o estilo com linguagem leve e descontraída, o que a torna moderna e educativa, como também divertida para quem a lê.

João Pedro Roriz, jovem escritor fluminense, vem arrebentando uma legião de fãs nos últimos anos com o seu jeito bem-humorado de contar estórias. Além de transitar com propriedade no mundo das letras, é – o que podemos dizer – artista multimedial, ou seja, atua em diversas vertentes artísticas com competência e consistência. Pela PAULUS, também escreveu A maldição de Hera e Eros e Psique.