Carta para El Niño | Paulus Editora

Releases

29/02/2012

Carta para El Niño

Por adm

Título: Carta para El Niño
Autora: Gloria Kirinus
Coleção: Arteletra
Acabamento: Costurado
Formato: 21 cm x 27,5 cm
Páginas: 32
Áreas de interesse: Geografia, História, Literatura e Língua portuguesa

Muitos já ouviram falar a respeito do “El Niño”, mas nem todos sabem ao certo seu significado. Gloria Kirinus, professora e escritora nascida no Peru, estudou esse fenômeno na escola e sempre quis entendê-lo, ainda mais por saber que seu nome é derivado do espanhol e refere-se à corrente de águas quentes que todos os anos aparece na costa norte do seu país, na época do Natal (daí o nome Corriente de El Niño, em referência ao Niño Jesus ou Menino Jesus).

Em Carta para El Niño, Gloria, que hoje mora no Brasil, resolveu escrever para ver se ele esclarece suas dúvidas. E o tal El Niño, cheio de mistérios, no lugar de mensagens, manda chuva, sol, ventos e nuvens novidadeiras.

“Os fenômenos da natureza são fenomenais! Eles pedem nossa admiração toda hora, não dá para ficar impassível. Eles tocam o nosso cotidiano, mudam a nossa rotina, interrompem os nossos planos, mudam o curso das nossas atividades”, afirma a autora.

Com este enredo, o livro apresenta um agradável bate-papo entre Gloria e o intrigante El Niño, no qual há cantigas, parlendas, rimas e muita poesia relacionada ao mar e ao clima, como mostra a seguinte passagem: “Cá entre nós, brincadeira tem hora; ora se tivesse hora, o tempo não mudaria agora, quando todo mundo vai ao Tororó buscar água e não acha. É você mesmo quem esculacha”.

Com ilustrações que mesclam desenho, pintura e muitas texturas, a obra se destaca por ser transdisciplinar e transcultural. Além disso, é excelente instrumento para ser utilizada em sala de aula pelos educadores. “O professor poderá promover a escrita de cartas com seus alunos. E estas cartas certamente serão deliciosas se forem escritas para elementos e fenômenos da natureza. A criança acolhe com muita alegria e prazer a escrita de uma carta, pois ela tem um destinatário, um leitor”, ressalta Gloria.

Carta para El Niño pertence à coleção Arteletra, a qual reúne mais de 20 títulos, todos escritos por autores renomados, como Elias José, Tatiana Belinky, Lúcia Fidalgo, Lúcia Pimentel Góes, Maria Lúcia Amaral, entre outros.

Gloria Kirinus nasceu no Peru e migrou para o Brasil há muito tempo. Atualmente mora em Curitiba, escreve livros para os públicos infantil, juvenil e adulto e dá aulas na Universidade Federal do Paraná. Também criou a oficina itinerante de pedagogia poética para professores “Lavra-Palavra”. Ministra oficina de criação literária e palestras por muitas e vastas praias. 

Andréia Resende cursou Comunicação Visual na Escola Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez vários projetos gráficos para teatro, música e exposições. Desde 1998, recuperou um “namoro” antigo com a ilustração, unindo sua experiência como designer gráfica à criação de imagens através do desenho e da pintura, seja em papel, seja no computador, para dar forma e cores às histórias escritas e transformá-las em livros.