De Ciro Marcondes Filho, obra aborda o fenômeno da comunicação visto por diversos ângulos | Paulus Editora

Releases

11/07/2013

De Ciro Marcondes Filho, obra aborda o fenômeno da comunicação visto por diversos ângulos

Por Imprensa

Ficha técnica 
Título: O rosto e a máquina – O fenômeno da comunicação visto pelos ângulos humano, medial e tecnológico – Nova Teoria da Comunicação – Vol. 1
Autor: Ciro Marcondes Filho
Coleção: Comunicação
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 184
Área de Interesse: Comunicação

 

 

Todas as faculdades de comunicação possuem a disciplina Teoria da Comunicação. Trabalha-se, há algumas décadas, sob esse rótulo, com escolas internacionais da área, com autores latino-americanos ou com a semiótica. Algumas dessas abordagens, porém, já se tornaram obsoletas, não acompanhando a nova Era Digital.

Diante desta realidade, a PAULUS lança O rosto e a máquina: O fenômeno da comunicação visto pelos ângulos humano, medial e tecnológico, de Ciro Marcondes Filho. “O livro é o volume I da Nova Teoria da Comunicação e serve de introdução aos conceitos dessa coleção. Foi escrito de forma simplificada, para que pessoas menos acostumadas ao jargão acadêmico possam ter acesso ao que está sendo exposto”, diz o autor.

Segundo Ciro, nas antigas formas, ao se estudar a comunicação, fazia-se sociologia, ciência política, estudos antropológicos, todos eles muito importantes e necessários, mas não comunicação propriamente dita. “Nossa proposta é revolucionária neste sentido: ela trabalha na constituição de um campo de saber específico, de uma área do conhecimento própria”, completa.

Esta nova obra, de certa forma, é uma atualização de duas obras anteriores. Até que ponto, de fato, nos comunicamos? e Para entender a comunicação: contatos antecipados com a Nova Teoria. Apesar de volume I, é a obra de encerramento de uma série de sete publicações da PAULUS, sob o título Nova Teoria da Comunicação.

O que o leitor tem agora são as repercussões desta proposta, a partir dos debates realizados em território nacional no evento 10 Anos de FiloCom: a Nova Teoria nos 44 Anos de ECA. Delas, fazem parte as publicações da Compós, acessíveis na biblioteca do site www.compos.org.br, assim como na página do FiloCom; e a obra Das coisas que nos fazem pensar, que nos forçam a pensar, a ser publicada em breve (São Paulo, Ideias e Letras, 2013).

Ciro Marcondes Filho, sociólogo, jornalista, doutor pela Universidade de Frankfurt, com pós-doutorado pela Universidade de Grenoble (França); publicou mais de 20 obras nas áreas de comunicação, jornalismo, televisão e novas tecnologias. Atualmente é vice-chefe do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP e detentor da Cátedra Unesco de Divulgação Científica.