Cristianismo e Filosofia | Paulus Editora

Releases

06/03/2024

Cristianismo e Filosofia

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Cristianismo e Filosofia
Autor (a): Urbano Zilles
Coleção: Teologia Hoje
Acabamento: Brochura-PUR
Páginas: 256
Dimensão: (AXC) 13,00 x 20,00
Área de interesse: Teologia Cristã

A obra discorre sobre a relação de ambos os conceitos através dos séculos e por meio de personagens importantes

Publicado pela PAULUS Editora e compondo a coleção “Teologia Cristã”, a obra “Cristianismo e Filosofia”, organizada pelo doutor em teologia Urbano Zilles (1937), apresenta o contexto histórico e a relação do cristianismo e da filosofia com a humanidade ao longo dos séculos.

Segundo o título, “o cristianismo é um fenômeno histórico, o que significa que vive e mantém sua identidade através das mudanças e transformações, colocando o pensamento histórico a serviço do conteúdo da revelação da mensagem cristã. A comunidade de fé – chamada Igreja – vive e se desenvolve em determinado tempo e lugar, integrada em sua época e cultura. No decurso do tempo, a cultura muda, e mudam os modos de viver, pensar e de se expressar linguística e artisticamente”.

Neste sentido, o autor explica que na época de seu surgimento, o cristianismo concorria com a filosofia grega, mas que isso mudou graças à mudança de conceito dessa área de estudo, que antes da emancipação da medicina, da matemática, do direito, da biologia, da física e da química, ocorrida no período do helenismo, da idade média e nos séculos XVIII-XIX, abrangia todo o saber teórico disponível e indicava um estilo de vida à humanidade.

A obra discorre ao longo de seis capítulos sobre a relação de ambos os conceitos através dos séculos e por meio de personagens importantes. Na primeira parte, o autor apresenta o panorama histórico de forma abrangente.

Nos capítulos dois e três, o leitor tem a oportunidade de conhecer sobre a antiguidade cristã, com o início de um processo histórico; o período de organização e consolidação eclesial e Agostinho de Hipona, além da idade média e os períodos medieval e moderno.

Os capítulos cinco e seis falam sobre o movimento do iluminismo moderno e tradicionalismo católico, abrangendo os rumos da modernidade, suas múltiplas faces do iluminismo moderno, o tradicionalismo católico e o conceito católico de tradição. Seguindo para a fase do modernismo e antimodernismo e as crises no catolicismo e no protestantismo.

A sexta e última parte aborda a filosofia e a fé na contemporaneidade, destacando os ensinamentos adquiridos a partir da realização do Concílio Vaticano II e os desafios para cristianismo. O título “Cristianismo e Filosofia” direciona-se para todos aqueles que desejam aprofundar os estudos sobre a filosofia, a teologia e a história do cristianismo.

Urbano Zilles (1937), natural de Nova Petrópolis-RS, doutorou-se em Teologia (1969) pela Universidade de Münster (Alemanha). Professor de Teologia e Filosofia na PUC-RS desde 1969, foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação de 1988 a 2004. Recebeu o prêmio de Pesquisa Destaque 2002 do governo do estado do Rio Grande do Sul, na área de Ciências Humanas e Sociais. É membro da Academia Brasileira de Filosofia. Publicou pela Paulus os seguintes títulos: • Antropologia teológica • Filosofia da religião • Panorama das filosofias do século XX • Discurso sobre o fim da metafísica • Teoria do conhecimento e teoria da ciência • Fé e razão no mundo da tecnociência.