Creio na trindade – A fé trinitária explicada aos catequistas | Paulus Editora

Releases

21/07/2021

Creio na trindade – A fé trinitária explicada aos catequistas

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título:
 Creio na trindade – A fé trinitária explicada aos catequistas
Autor: João Batista Libanio
Coleção: Teologia para Catequistas
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 156
Área de interesse: Catequese/ Pastoral

“A fé acolhe o próprio Deus que se revela e o seu desígnio salvífico. Ela não se esconde atrás de verdades difíceis e obscuras, mas oferece-nos o acesso a Deus Pai, por meio de Cristo, Verbo Encarnado e no Espírito Santo”.

Apresentado em formato de perguntas e respostas, a obra “Creio na trindade – A fé trinitária explicada aos catequistas” dá início à coleção “Teologia para catequistas”, da PAULUS Editora. A publicação é um compilado de três obras de João Batista Libanio já publicadas pela Editora. Falecido em 2014, Libanio deixou um imenso legado espiritual e teológico. A obra oferece um verdadeiro testamento de seu pensamento, marcado pela capacidade de analisar o presente, apontando as perspectivas eclesiais para o futuro.

O livro é dividido em três capítulos, tendo como inspiração a oração do Credo do Povo de Deus. Na primeira parte, “Creio em Deus Pai”, o autor responde a questionamentos sobre a primeira pessoa da Santíssima Trindade, abordando questões sobre a imagem de Deus; o aspecto comunitário da fé; a revelação de Deus; a figura de Deus nas religiões afro-ameríndias, no islamismo e nas religiões orientais; a morte de Deus; entre outros temas relevantes para a reflexão e compreensão da fé cristã.

No segundo capítulo, Padre Libanio responde questões sobre a fé em Jesus Cristo, como a figura de Jesus segundo os relatos dos evangelistas; a imagem de Jesus histórico; o testemunho dos Padres da Igreja e os primeiros Concílios da Igreja; a natureza divina e humana de Jesus; como a fé se expressa no compromisso com o meio-ambiente; a vida social, política e religiosa de Jesus; as novas espiritualidades; a imagem de Jesus como libertador, entre outras temáticas.

Encerrando a reflexão, na terceira parte o autor responde sobre o tema da fé no Espírito Santo, tais como a revelação do Espírito Santo na vida de Jesus; a manifestação do Paráclito em Pentecostes; o Espírito Santo na piedade popular; a vida segundo o Espírito; a onda espiritualista na Igreja e na sociedade; os carismas e a ação do Espírito, entre outros questionamentos pertinentes à fé cristã.

Sobre a relação da Santíssima Trindade, Padre Libanio explica: “O Pai conhece a si tão perfeitamente que dele emana ativamente uma Palavra perfeita, completa de tal conhecimento. É o Verbo divino que se faz carne e se chama Jesus Cristo. O Pai e o Filho amam-se tanto, infinitamente, que brota do amor mútuo dos dois e os liga no amor um ser infinitamente Amor, o Espírito Santo”.

A obra é indicada para catequistas, leigos, religiosos, religiosas e todos aqueles que desejam aprofundar o conhecimento na fé cristã. De forma profunda e acadêmica, o autor João Batista Libanio explica aos leitores os fundamentos da fé, sem perder de vista a simplicidade nas palavras, mantendo na publicação um clima de diálogo cativante, como era característico no autor.

João Batista Libanio, sj (Belo Horizonte, 19 de fevereiro de 1932 – Curitiba, 14 de janeiro de 2014), foi padre jesuíta, escritor e teólogo. Lecionou na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte, e foi vigário da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano, na Grande Belo Horizonte, até sua morte. Estudou Filosofia na Faculdade de Filosofia de Nova Friburgo (RJ), Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Teologia Sistemática na Hochschule Sankt Georgen, em Frankfurt, Alemanha. Tornou-se mestre e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Dentre as suas obras publicadas pela PAULUS, destacam-se: “Como saborear a celebração eucarística?”, “Qual o futuro do Cristianismo”, “Introdução à Teologia Fundamental”, “Ecologia: vida ou morte?”, “Linguagens sobre Jesus (3 volumes)”.