Conheça as aventuras de Dóris, formiga filósofa interessada em compreender os seres humanos | Paulus Editora

Releases

25/08/2011

Conheça as aventuras de Dóris, formiga filósofa interessada em compreender os seres humanos

Por adm

Indicar a um amigo:





Título: Dóris e as coisas mais importantes da vida (dos humanos)
Autora: Mônica Guttmann
Ilustrações: Fábio Costa e Mônica Guttmann
Coleção: Descobrindo o Mundo com Dóris
Acabamento: Grampeado
Formato: 21 cm x 27,5 cm
Páginas: 64
Áreas de interesse: Artes, Ciências, Língua Portuguesa, História e Geografia

Formigas são seres que aguçam a nossa imaginação. Pequeninas, são também organizadas, trabalhadoras e muito unidas umas às outras. Em Dóris e as coisas mais importantes da vida (dos humanos), lançamento da PAULUS, Mônica Guttmann conta a história da formiguinha Dóris, muito especial e diferente.
Segundo a autora, Dóris também é filósofa, pois gosta e necessita observar, refletir e questionar sobre as coisas da vida, os valores e as necessidades dos homens. “Nesta narrativa, Dóris é enviada ao mundo dos humanos para observar, anotar em seu diário e levar ao mundo das formigas tudo aquilo que achou importante e interessante […] Como as formigas gostavam muito de trabalhar e queriam sempre progredir, essa seria uma ótima maneira de aprenderem algo de positivo com aqueles que povoam a Terra”, explica.

A primeira parte do livro é dedicada às suas aventuras na hora de dormir, à mesa com uma família, na escola, no supermercado, na academia, no hospital, no cinema, no ambiente empresarial e até em relação à tecnologia e ao dinheiro. “Dóris se aproximou de uma criança que morava na rua. Ela pedia dinheiro nos vidros dos carros. Dentro dos carros havia mundos à parte! Telefone celular, televisão, computador, aparelho de CD, alto-falantes, antenas, botões, ar condicionado, luzes (…). Dóris sabia que a realidade da criança pobre e faminta era bem diferente da realidade das pessoas que tinham dinheiro e, aos poucos, foi percebendo que as coisas mais importantes da vida eram diferentes de pessoa para pessoa, d e grupo para grupo, de classe social para classe social, de cultura para cultura!”, destaca a autora em uma das páginas.

Já na segunda parte, o leitor tem acesso ao diário de Dóris, texto no qual ela escreve suas principais percepções e conclusões a respeito dos humanos, como “A música alegra o coração dos humanos”, “Os seres humanos fazem malabarismos para chamar a atenção”, “Os humanos se comunicam de formas muito diferentes das formigas”, entre outras. Por fim, Mônica indica inúmeras atividades relacionadas aos assuntos abordados, a fim de incentivar os pequenos a desenvolver a criatividade e a compreender as mensagens propostas, como desenhar, pintar, escrever histórias e poemas, inventar objetos, fotografar etc.

Com belas ilustrações, Dóris e as coisas mais importantes da vida (dos humanos) é o primeiro título da série Descobrindo o Mundo com Dóris, que tem como objetivo estimular crianças e adultos a olhar o mundo e a si mesmos de maneira mais profunda e sensível, a partir da expressão reveladora da arte, das reflexões fundamentais da filosofia e da essência da psicologia.

Mônica Guttmann é psicóloga formada pela PUC de São Paulo. Também é arte-educadora, arte-terapeuta e escritora, além de atender como psicoterapeuta e arte-terapeuta de crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias. Tem diversos livros infantis publicados e escreve textos, artigos e crônicas em revistas e livros sobre arte-terapia, psicologia e educação.

Fábio Costa nasceu em São paulo, em 1981. Ele atua como artista há 10 anos em diversas áreas. Cria cenários, luz, figurinos e adereços de cena para teatro; como artista gráfico, cria simulações e animações em 3D para áreas de publicidade, engenharia e entretenimento. Fábio fez diversas ilustrações para várias empresas de publicidade, e “Dóris” é seu primeiro trabalho como ilustrador de livros infantis.