Comunicologia ou mediologia? – A fundação de um campo científico da comunicação | Paulus Editora

Releases

17/10/2018

Comunicologia ou mediologia? – A fundação de um campo científico da comunicação

Por Imprensa

Ficha Técnica

Título: Comunicologia ou Mediologia? – A fundação de um campo científico da comunicação
Autor: Ciro Marcondes Filho
Coleção: Comunicação
Acabamento: brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 144
Áreas de interesse: Comunicação

Escrito por Ciro Marcondes Filho, a PAULUS Editora lança a obra Comunicologia ou Mediologia? – A fundação de um campo científico da comunicação. O volume pertence à coleção comunicação.

De acordo com o autor é preciso trabalhar pela constituição da comunicação como um campo do saber, algo que não ocorria no passado, pois as ligações sociais não eram tão extensas. A chamada “comunicação social” (empresas, redes de telecomunicação, complexos de canais), deixou de ser apenas sistema técnico; são hoje formas de estruturar e até mesmo podem influenciar a vida de populações inteiras do planeta.

Para Marcondes Filho, os estudos da comunicação ainda não ganharam autonomia e são campos de estudo da ciência política, da sociologia e da psicologia. “Em realidade, nenhum deles estuda de fato a comunicação propriamente dita: investiga conexões políticas, ideológicas, econômicas, formas de organização social, que buscam interferir em cenários políticos aqui ou no exterior”, afirma o autor.

A proposta do livro é inverter esta perspectiva e voltar-se para algo que parece ter ficado esquecido: o fenômeno da própria comunicação humana, mesmo que permeada de aparelhos e processos tecnológicos mais amplos. Como ele ocorre, em que as mensagens vindas do outro interfere na mente.

A obra estrutura-se em oito ensaios acerca da problemática de como se manifesta a comunicação e como estudá-la, além de um ensaio sobre a nova era do jornalismo. A escrita aproxima-se do fenômeno comunicacional de forma reflexiva, propondo a pesquisa como problema filosófico-comunicacional.

Ciro Marcondes Filho sociólogo, jornalista, professor titular da ECA-SP, doutor pela Universidade de Frankfurt (Alemanha), com pós-doutorado pela Universidade de Grenoble (França), publicou pela PAULUS, entre outros: A produção social da loucura, Até que ponto, de fato, nos comunicamos?, Dicionário de comunicação, Para entender a comunicação, Ser jornalista: a língua como barbárie e a notícia como mercadoria, Perca tempo: é no lento que a vida acontece e Teorias da comunicação hoje.