Com 3 letras eu conto | Paulus Editora

Releases

24/08/2022

Com 3 letras eu conto

Por Imprensa

Ficha técnica
Título: Com 3 letras eu conto
Autor (a): Elaine Pasquali Cavion
Ilustrador: Sami Ribeiro
Coleção: Ponto de encontro
Acabamento: Brochura
Formato: 25.5 (larg) x 19.5 (alt)
Páginas: 24
Área de interesse: Literatura Infantil

Com pequenas palavras e muita poesia obra incentiva crianças em processo de alfabetização

A PAULUS Editora lança a obra infantil “Com 3 letras eu conto”, escrita por Elaine Pasquali Cavin e ilustrada por Sami Ribeiro. Compondo a coleção “Ponto de encontro”, esta divertida narrativa poética é voltada para as crianças da Educação Infantil e tem como fio condutor do enredo palavras compostas por três letras.

Com entusiasmo e criatividade, a autora apresenta na obra diferentes palavras que dialogam entre si, com o intuito de refletir junto aos pequenos leitores sobre sentimentos guardados no coração, sensações, situações do cotidiano, valores, memórias de família, novas e antigas histórias e outras palavras do dicionário da Língua Portuguesa, além de conduzir o leitor na descoberta da grandiosidade e importância das coisas tidas como pequenas e simples.

Segundo a autora, as palavras que fazem o fio condutor desta narrativa poética são usadas por diferentes pessoas o tempo todo. Para Elaine, poucas vezes paramos para pensar a respeito da amplitude e sentido das palavras. Como, por exemplo, a palavra “Fim”, que pode também significar um novo começo.

“Foi pensando nas palavras pequenas que tive a ideia de escrever esse livro, a palavra “Mãe” foi a primeira palavra que eu escrevi e pensei a respeito, por ser repleta de generosidade, vida e amor. Logo após, desenrolando esse novelo, puxando esse fio condutor, vieram outras e muitas outras palavras que foram colocadas em um projeto gráfico, onde as páginas também vão desdobrando-se em três partes e conversando com o texto. Desta forma, ilustrações e textos estão integrados num projeto de leitura”, afirma a autora.

O livro “Com 3 letras eu conto” também faz um convite ao leitor para pensar nas palavras, de modo especial, aquelas com 3 letras. A ideia é que o leitor por meio da escolha de vocábulos também construa a sua própria narrativa poética, sendo um incentivo para o processo de alfabetização.

De acordo com a publicação, cada palavra guarda uma história, possui uma memória, e pode falar sobre muitas coisas. Com este lançamento voltado para pequenos e grandes leitores, será possível pensar sobre elas, para se desdobrar um universo de possibilidades, sentimentos e interpretações.

O presente livro possui três dobras, sugerindo que a criança acompanhe a linha de raciocínio que liga uma palavra a outra, uma situação a outra, relacionando as coisas e, ao mesmo tempo, valorizando o sentido único que cada palavra possui. As ilustrações de Sami Ribeiro foram pensadas de forma a ampliar a compreensão do leitor, conferindo ainda mais beleza, leveza, criatividade e poesia a este projeto diferenciado.

Esta obra é indicada para as crianças em processo de alfabetização e para leitores diversos, especialmente, para os amantes da poesia. O livro “Com 3 letras eu conto” dialoga com as seguintes competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Conhecimento; Empatia e cooperação; Pensamento científico, crítico e criativo; Autoconhecimento e autocuidado; Trabalho e projeto de vida.

Elaine Pasquali Cavion é formada em Letras e Literatura, nasceu e mora em Caxias do Sul (RS). Há muito tempo trabalha no universo da leitura. Publicou seu primeiro livro em 2009 e, desde então, não parou mais de escrever. Pela PAULUS Editora lançou as obras “Formigas”; “O mestre dos guarda-chuvas” e “Amarelo”. A autora desenvolve trabalho nas escolas por meio de bate-papo com os alunos e também participa de feiras de livros, realizando atividades com as crianças.

Sami Ribeiro é designer e ilustrador freelancer, especializado em livros infantis e infantojuvenis. Suas criações fazem parte de um processo criativo, ora sozinho, ora acompanhado. Elas são, na verdade, parcerias com pessoas que encontrou, coisas que observou, sons que escutou e pessoas que amou. Filmes aos quais assistiu e histórias que ouviu. Em cada traço, existe uma confissão daquilo que dele escapa.