Brasil: Um mosaico de culturas – Cordel | Paulus Editora

Releases

05/09/2016

Brasil: Um mosaico de culturas – Cordel

Por Imprensa

Título: Brasil – Um mosaico de culturas
Autora: Nezite Alencar
Coleção: Narrando o Brasil
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 104
Área de interesse: Cultura brasileira, cordel

 

Obra da PAULUS passeia pelo país e conta histórias no ritmo do cordel

Escrito no formato de cordel, o livro “Brasil: Um mosaico de culturas – Cordel”, escrito pela professora e historiadora Nezite Alencar, com ilustrações de Elinaldo Meira, faz um passeio pelo Brasil destacando a cultura, música e costumes das mais diversas partes do país.

A história começa na época do descobrimento, passando pelas explorações, a vida dos índios, dos portugueses, africanos e escravos. Em seguida, comenta, sobre essa mistura e o crescimento da população e das regiões.

A terra farta e seus frutos também fazem parte da história, como a mandioca, feijão, algodão, erva-mate, guaraná e outros. Explora também os sítios, roçados, seus rituais e o confronto de civilizações.

Um outro capítulo da obra foi dedicado a influência africana, com enfoque para os escravos, a língua e religião. A autora incluiu também a luta dos africanos, Zumbi de Palmares, além do sofrimento vivido nas senzalas até a chegada do reinado de Princesa Isabel.

Caminhando pela história do país o livro inclui os novos imigrantes que chegaram e foram tecendo a grande colcha de retalhos que hoje se chama Brasil. Neste mosaico de culturas destacam-se a zona canavieira, o grande sertão, o pantanal, o sabor do chimarrão, o mar, a floresta… A obra é repleta de ilustrações, algumas representando xilogravuras, e ainda inclui ao final bibliografia, conclusão, artigos e textos.

Nezite Alencar é natural do distrito de Quixariú, Campos Sales (Ceará). É professora aposentada, historiadora, com especialização em História do Brasil. Autora de alguns livros em poesia e cordel. Foi selecionada para o Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel/2010, edição Patativa do Assaré, do Ministério da Cultura, na categoria Criação e Produção, com o cordel Juanito e o monstro marinho. Em 2012 teve trabalho selecionado para a Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha (Itália). É membro da Academia dos Cordelistas do Crato, e da Academia de Cordelistas e Xilógrafos do Cariri.