Celebrar o dia do Senhor – Subsídios Litúrgicos – Anos A, B, C | Paulus EditoraCelebrar o dia do Senhor – Subsídios Litúrgicos – Anos A, B, C

Releases

21/01/2021

Celebrar o dia do Senhor – Subsídios Litúrgicos – Anos A, B, C

Por Imprensa

Título: Celebrar o dia do Senhor
Subtítulo: Subsídios Litúrgicos – Anos A, B, C
Autores: Francisco Taborda e Johan Konings
Acabamento: Brochura
Coleção: Celebrar o dia do Senhor
Catálogo: Liturgia
Formato: 13.8 (larg) x 23 (alt)
Número de Páginas: 296
Área de interesse: Roteiros Homiléticos, liturgia.

Celebrar o dia do Senhor pretende valorizar os textos utilizados na celebração da Eucaristia. Por meio de meditações e com uma finalidade espiritual, Francisco Taborda e Juhan Konings querem ajudar o leitor a viver mais intensamente o espírito da liturgia, como era o desejo do Concílio e da reforma litúrgica que operacionalizou a opção pelos Padres Conciliares, explicam os autores.

A estrutura do livro segue a ordem do Missal Romano e percorre o ano litúrgico. Os autores discorrem acerca dos tempos fortes, posteriormente os trinta e quatro domingos do Tempo Comum e, por fim, todas as solenidades, as festas do Senhor e a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos.

A presente obra poderá colaborar nos momentos de coleta, oração sobre as oferendas, prefácio, oração depois da comunhão, bênção solene/oração sobre o povo e as antífonas – de entrada e de comunhão de todos os domingos do ano litúrgico, das solenidades e das festas do Senhor que, quando ocorrem em domingo, substituem os domingos do tempo Comum.

Como exemplo, segue um trecho da reflexão Tempo da Páscoa: “O Tríduo Pascal constitui o ponto alto do ano litúrgico. É o tríduo da paixão, morte e ressurreição do Senhor. Segundo a contagem judaica do tempo, o dia se inicia com o pôr do sol. Assim se entende a confissão de fé: Ressuscitou ao terceiro dia […] A reforma litúrgica do Vaticano II permitiria identificar os domingos do tempo pascoal pelas perícopes evangélicas neles proclamadas, de forma que se poderiam chamar Domingo de Tomé; o terceiro, Domingo das Aparições; o quarto, Domingo do Bom Pastor; o sétimo, Domingo da Oração Sacerdotal de Jesus (cf. Jo 17). Nos quinto e sexto domingos, os Evangelhos são tomados de outros trechos do discurso após a ceia, segundo João”.

Francisco Taborda, SJ, é professor emérito da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), Belo Horizonte-MG. Doutor em Teologia pela Universidade de Münster (Alemanha), publicou pela Paulus: A Igreja e seus ministros: uma teologia do sacramento da ordem (2ª reimpressão, 2016; publicada em espanhol por San Pablo, 2019) e Sacramentos, práxis e festa (2019).

Johan Konings, SJ (Bélgica, 1941), doutor em Teologia, veio para o Brasil em 1972para lecionar exegese bíblica, sucessivamente, nas Universidades Católicas de Porto Alegre e do Rio de Janeiro, até assumir, em 1986, a cátedra de Novo Testamento no Centro de Estudos Superiores, atualmente Faculdade de Filosofia e Teologia da Companhia de Jesus (FAJE), em Belo Horizonte-MG.  É autor de diversas obras.