Celebrar o Dia do Senhor – Subsídios Bíblicos Ano B | Paulus Editora

Releases

30/12/2020

Celebrar o Dia do Senhor – Subsídios Bíblicos Ano B

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica

Título: Celebrar o Dia do Senhor–Subsídios Bíblicos Ano B

Autores: Francisco Taborda / Johan Konings

Coleção: Celebrar o dia do senhor

Acabamento: Brochura-PUR

Formato: 15,8 (larg) x 23 (alt)

Páginas: 352

Área de interesse: Liturgia

Obra oferece orientações para acompanhar a liturgia dominical do Ano B

Com o objetivo de auxiliar nas missas, celebrações e círculos bíblicos, a obra “Celebrar o Dia do Senhor –Subsídios Bíblicos Ano B”, organizada pelos autores Francisco Taborda, SJ e Johan Konings, oferece aos leitores, uma série de roteiros reflexivos para meditar e aprofundar a Palavra de toda a celebração litúrgica dominical e festiva do ano B e do ciclo trienal.

A presente publicação, traz as leituras bíblicas e comentários dos textos sagrados correspondentes a cada celebração dominical do calendário litúrgico do ano B. Segundo os autores, o aprofundamento visa, em primeiro lugar, à preparação da celebração e da homilia e eventuais comentários que integram a celebração, mas pode também servir para a reflexão em círculos bíblicos-litúrgicos ou na meditação pessoal, assim como formações permanentes da Palavra de Deus em diversas ocasiões pastorais.

Neste sentido, os roteiros apresentados na obra, contemplam todo o círculo festivo da Igreja, dentre eles: Advento, Natal, Quaresma, Páscoa, Tempo Comum, Solenidades e festas. Após mencionadas as leituras, o conteúdo expõe ao público aprofundamentos e reflexões sobre as leituras e Evangelho do dia.

De acordo com o livro, a liturgia do ano B tem por espinha dorsal o Evangelho de Marcos. Esse Evangelho quer, sobretudo proclamar que Jesus Cristo é o Messias, o Servo e Filho de Deus e, também, o Filho do Homem, que virá com poder no tempo final. Os organizadores enfatizam que o teor da liturgia da Palavra, neste ano, é, portanto cristológico. Logo, os temas apresentados para reflexão são narrativos e buscam dialogar com a realidade.

Em “Celebrar o Dia do Senhor –Subsídios Bíblicos Ano B”, o leitor fará um encontro com Jesus na essência de suas ações entre o povo. A catequese do evangelista Marcos, revela como Jesus, em singelos gestos e palavras, sobretudo as curas e palavras, faz acontecer o Reino de Deus no meio dos homens.  Segundo os autores, percebe-se o valor de Jesus a para a vida do cristão, não a partir de doutrinas ou conceitos teóricos, mas a partir da sua própria prática. Compreender Jesus “vivenciando-o”, é o intuito das orientações presentes na obra.

O livro é destinado para todos os fiéis, agentes de pastorais, religiosos, ministros da Palavra e todos que desejam um maior aprofundamento e aproximação Palavra de Deus e, uma participação mais eficaz e assertiva nas missas e celebrações.

Francisco Taborda, SJ, é professor emérito da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia pela Universidade de MÜNSTER (Alemanha), publicou pela PAULUS: A Igreja e seus ministros: uma teologia do sacramento da ordem (2ª reimpressão, 2016; publicada em espanhol por San Pablo, 2019) e Sacramentos, práxis e festa (2019).

Johan Konings, SJ (Bélgica, 1941), doutor em Teologia, veio para o Brasil em 19772  para lecionar exegese bíblica, sucessivamente, nas Universidades Católicas de Porto Alegre e do Rio de Janeiro,, até assumir em 1986, a cátedra de Novo Testamento no Centro de Estudos Superiores, atualmente Faculdade de Filosofia e teologia da Companhia de Jesus (FAJE), em Belo Horizonte–MG. Suas principais obras no campo da teologia bíblica são: Comentário Bíblico Latino-Americano: João (Fonte Editorial) e A Bíblia, sua origem e sua leitura (Vozes). Colaborou na Bíblia Sagrada: tradução oficial da CNBB e publicou inúmeros comentários bíblicos-litúrgicos, além de um livro de reflexão cristã – Ser cristão (Vozes). Por Edições Loyola coordena as coleções Bíblicas Loyola e A Bíblia passo a passo, e colabora com a tradução ecumênica da Bíblia (TEB).