Casa Comum ou globalização da indiferença? – Ensaios sobre ecologia integral, fraternidade, política e paz | Paulus Editora

Releases

08/11/2022

Casa Comum ou globalização da indiferença? – Ensaios sobre ecologia integral, fraternidade, política e paz

Por Imprensa

Ficha técnica
Título: Casa Comum ou globalização da indiferença? – Ensaios sobre ecologia integral, fraternidade, política e paz
Autor: Paulo César Nodari
Coleção: Comunidade e Missão
Acabamento: Brochura
Páginas: 160
Área de interesse: Pastoral

A obra convida a refletir sobre o cuidado com a Casa Comum e a construção de uma cultura de encontro e de paz

Visando apresentar uma reflexão embasada sobre os grandes desafios éticos e políticos da nossa época, a PAULUS Editora publica “Casa Comum ou globalização da indiferença? – Ensaios sobre ecologia integral, fraternidade, política e paz”, escrita por Paulo César Nodari. A publicação, que faz parte da coleção “Comunidade e Missão”, oferece ao leitor reflexões motivadas pelas Encíclicas do papa Francisco, respectivamente, Laudato Si’ (2015) e Fratelli Tutti (2020). Segundo o autor, não é possível permanecer indiferente aos problemas e crises que afetam e assolam a sobrevivência e a preservação da vida de todos os seres vivos.

De acordo com a obra, as reflexões apresentadas no livro estão centradas em aspectos importantes das duas publicações do Pontífice, com o objetivo de conduzir o leitor a uma reflexão acerca de temas de relevância mundial, em uma época marcada pelo desenvolvimento e pelo poder primaz da ciência e da tecnologia, e, por outro lado, pelas marcas dilacerantes da pandemia da Covid-19 e pela globalização da indiferença. “Nodari acrescenta uma primorosa análise referenciada em sua experiência vivida nos seus estudos filosóficos e teológicos, bem como na sua prática pastoral e docente”, afirma Bombassaro no prefácio.

A publicação é dividida em cinco capítulos, que apresenta os temas: “Responsabilidade e cuidado com a Casa Comum”, “Ecologia integral”, “Sobre a fraternidade e a amizade social”, “A melhor política”, “Educação e cultura de paz”. O prefácio é do Dr. Luiz Carlos Bombassaro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O posfácio é de Frei Luiz Carlos Susin.

No primeiro capítulo, o autor apresenta algumas possíveis razões que levaram o papa Francisco a declarar que a crise antropológica da civilização tecnológica está na raiz da crise ecológica vivida atualmente. Inspirado na concepção do princípio responsabilidade de Hans Jonas, o autor exalta a responsabilidade inadiável de cada ser humano na perspectiva da preservação da Casa Comum. No segundo capítulo, o autor visa elucidar a concepção do papa Francisco a respeito da ecologia integral e sua conexão com o princípio do bem comum e com a justiça intergeracional. No terceiro capítulo, o autor debruça-se sobre a Carta Encíclica Fratelli Tutti, onde o Pontífice convida a realizar um projeto de mundo aberto, capaz de promover caminhos de encontro e de paz. No capítulo seguinte, Nordari faz uma reflexão sobre a necessidade de uma cultura política que esteja alinhada e conectada com o princípio do bem comum. No último capítulo, o autor reflete sobre a educação para a paz, visando um comprometimento com uma sociedade mais justa e igualitária.

O livro convida o leitor a refletir, a partir das palavras do papa Francisco, sobre questões importantes que envolvem a responsabilidade e o cuidado com a Casa Comum e a relevância de pensar e trabalhar a construção de uma cultura de encontro e de paz. “Cada capítulo é aprofundamento de um foco temático do magistério de Francisco, ajuda no trabalho de compreensão ao qual o papa se dedica e, assim, nos ajudar a dar um passo em direção à conversão ecológica – que supõe a conversão a uma fraternidade universal sem muros, com pontes de hospitalidade, conversão a um amor real, possível e livre de preconceitos, a um socorro compassível por tudo o que é mais frágil, enfim, a uma opção pela vida – de tudo o que vive”, afirma Susin no posfácio da obra.

Paulo César Nodari é nascido em Nova Roma do Sul (RS). Formado em Filosofia e Teologia e doutor em Filosofia. Fez pós-doutorado em Filosofia. Professor de Filosofia e autor de livros e artigos científicos nacionais e internacionais. Pela PAULUS Editora, publicou “Ética, direito e política – A paz em Hobbes, Locke, Rousseau e Kant”, “Os Sacramentos na Igreja – subsídio teológico-pastoral para formar e educar na fé” e “Aprendendo com o evangelho de Marcos – Quem é o Mestre? Quem é o discípulo?”