Atualização litúrgica 4 | Paulus Editora

Releases

07/12/2021

Atualização litúrgica 4

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Atualização litúrgica 4
Orgs: Associação dos liturgistas do Brasil (ASLI)
Coleção: Atualização Litúrgica
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 272
Área de interesse: Liturgia

Um livro para o estudo e atualização das ações litúrgicas da Igreja

A PAULUS Editora apresenta ao público o livro “Atualização litúrgica 4”, organizado pela Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI). Esta obra é a quarta publicação da série Atualização Litúrgica, que reúne artigos desenvolvidos por pensadores da ciência litúrgica, que contribuem para um estudo mais aprofundado sobre a liturgia da Igreja Católica, além de outros temas pertinentes à ação litúrgica.

Nesta perspectiva, a obra visa incentivar e promover entre os membros de pastorais, formadores e todo o clero, uma pesquisa ampla de temas que rodeiam o universo litúrgico. A cada ano, a ASLI realiza o estudo de temáticas pertinentes à caminhada litúrgica das universidades, faculdades, institutos de formação, dioceses, paróquias e comunidades, em uma perspectiva latino-americana, provocando sempre a reflexão, o debate e a troca de experiências.

Dividido em 10 capítulos, a quarta edição traz uma importante contribuição de Andrea Grillo, professor de Teologia Sacramental e Filosofia da Religião no Pontifício Ateneu de Santo Anselmo (Roma) e na Abadia de Santa Justina (Pádua), com o texto em destaque: “Liturgia, Vaticano II e reforma litúrgica: uma urgente releitura”. Os estudos presentes neste volume passam pelos temas da liturgia da Palavra, Liturgia das Horas, piedade popular, música litúrgica e espaço litúrgico. De modo especial, entre assuntos abordados, sobressaem: a atuação dos leigos e, mais especificamente, das mulheres em ministérios instituídos; a mistagogia da mesa da Palavra; a liturgia das horas no Brasil e a contribuição da CNBB; a piedade popular nas comunidades de comunidades; o canto litúrgico no matrimônio; o ambiente monástico beneditino do Brasil; o estilo gospel; o sacramento da penitência e a arte litúrgica.

Com esse viés, o volume apresenta os temas: “Do rito ao anúncio da Palavra: o leigo na vivência do ministério de leitor após o Concílio Vaticano II e a inclusão da mulher no exercício do ministério instituído de leitorado e acolitado pelo Papa Francisco”, escrito por Pe. Rogério Lemos; “A mistagogia da mesa da Palavra à luz de Neemias 8,1-12, dos autores Pe. Ademilson Tadeu e Pe. José Geraldo de Gouveia”; “Liturgia das Horas no Brasil pós-Vaticano II: Contribuições da CNBB à implementação da reforma litúrgica”, elaborado por Arnaldo Antonio de Souza; “A contribuição da piedade popular na vida litúrgica das comunidades de comunidades”, por Pe. André Luiz Bordignon; “O canto litúrgico na celebração do matrimônio”, de Pe. Jayder Oliveira dos Santos; “Reforma litúrgica no ambiente monástico beneditino do Brasil”, redigido por Dom Jerônimo Pereira Silva; “O uso do estilo gospel na música litúrgica: é possível?”, por Adenor Leonardo Terra; “O quarto sacramento entre dinâmicas, tensões teológicas e surpresas de uma nova época”, escrito por Frei Luis Felipe; e, por fim, o tema “A arte litúrgica: beleza infinita em expressões finitas”, texto elaborado por Ir. Lucy Terezinha Mariotti.

A Associação dos Liturgistas do Brasil, fundada no ano de 1989, é uma associação cultural religiosa, sem fins lucrativos, constituída por professores e pesquisadores de ciências litúrgicas, que tem como finalidade: desenvolver a pesquisa no campo da liturgia, na perspectiva da ação da Igreja da América Latina; articular e integrar os liturgistas; intercambiar experiências de formação litúrgica; e promover o estudo interdisciplinar e encontros com outras associações.