Releases

31/07/2020

Atos Apócrifos de André

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: Atos Apócrifos de André
Autor (a): Jonas Machado.
Acabamento: Brochura
Coleção: Apocrypha
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 40
Área de interesse:Biblico

A PAULUS Editora apresenta a obra “Atos Apócrifos de André”, escrita pelo autor Jonas Machado. De acordo com a publicação, os chamados livros “apócrifos” ou “pseudepígrafos”, entre os quais estão os Atos dos Apóstolos Apócrifos e, entre estes, os Atos de André, foram classificados como “falsos” e “hereges” pela Igreja.  Apesar de serem oficialmente rejeitados, muitas cópias e fragmentos desses escritos acabaram chegando até a nossa época, o que segundo o autor, foram apreciados de modo considerável por certos grupos cristãos.

Para o autor, apesar do rótulo negativo que receberam, eles são considerados importantes como uma parte negligenciada da história do cristianismo primitivo, uma vez que, são fontes de conhecimento e estudo, pois ilustram como alguns grupos cristãos antigos pensavam e viviam a sua fé.

A presente obra intitulada “Atos Apócrifos de André”, datada do século II, apresenta um enredo interessante que desafia os leitores a uma melhor avaliação das origens da história do cristianismo primitivo. O livro fala não só das ações de André, mas do seu martírio, a semelhança da trajetória de discursos impactantes, da realização de milagres e da circulação de Jesus de Nazaré, como narram os Evangelhos canônicos.

O autor lembra que o livro de Atos dos Apóstolos canônico é continuação, segunda parte, de uma obra completa, cuja primeira parte é o Evangelho de Lucas.  Assim, esta segunda parte, os Atos dos Apóstolos, apresenta a continuação da obra de Jesus de Nazaré por meio de seus apóstolos que, à semelhança dele viveram na perspectiva do martírio.

Neste caminho de interpretações, o autor Jonas Machado propõe aos leitores um estudo das mensagens do apóstolo, acerca das seguintes reflexões: Atos de André entre outros, Textos antigos disponíveis para a reconstituição de Atos de André, Aspecto literário e retórico, Aspecto doutrinal, As escrituras cristãs canônicas em Atos de André e autoria, data e local de Atos de André.

Jonas Machado é doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo,com pós-doutorado em História Antiga pela Unicamp, tendo realizado estágio em Israel e na Universidade de Oxford, Inglaterra. É também mestre em Teologia e professor de línguas bíblicas, exegese, hermenêutica e disciplinas relacionadas.