As Riquezas da Misericórdia Divina | Paulus Editora

Releases

30/08/2021

As Riquezas da Misericórdia Divina

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: As riquezas da misericórdia divina (Ef 3,8).
Autor: Dom Edson Oriolo
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 128
Área de interesse: Espiritualidade


A misericórdia está na essência de Deus”.

Publicado pela PAULUS Editora e escrito por Dom Edson Oriolo, bispo da Diocese de Leopoldina (MG), o livro “As riquezas da misericórdia divina (Ef 3,8)” convida o leitor a refletir com sabedoria sobre o significado da profunda misericórdia divina, isto é, a misericórdia infinita de Deus.

Nesta obra, por meio de uma linguagem agradável e acessível, o autor propõe ao leitor uma síntese teológica sobre como “Deus, que é rico em misericórdia” (Ef 2,4), manifestou sua benevolência ao longo da história de seu povo e, como Ele ainda o faz nos dias atuais. De modo especial, com a cultura da misericórdia a que o papa Francisco direciona a Igreja.

Segundo a obra, a misericórdia está na essência de Deus, ao contrário do homem que é chamado à misericórdia, podendo aceitar ou não ser misericordioso. No prefácio da obra, Dom João Bosco Óliver de Faria, arcebispo de Diamantina (MG), salienta que esta obra surge em um momento oportuno, em tempos desafiadores para a humanidade, em tempos em que é preciso agir com paciência diante das dificuldades, confiantes na misericórdia divina. Esta publicação recorda que a Igreja e todo o povo têm o direito e o dever de apelar para a bondade e misericórdia de Deus, implorando um novo horizonte para as mazelas da humanidade.

Para isso, o autor toma como base a Exortação da Apostólica Dives in Misericordia, de São João Paulo II, depois, o ensinamento do papa Francisco, que introduz a Igreja numa cultura de misericórdia. O Santo Padre recorda que a misericórdia é a maior de todas as virtudes, a que aponta para a salvação.

O livro está divido em quatro partes. No primeiro capítulo, o autor apresenta uma visão bíblico-teológica da misericórdia divina, passando pela compreensão de alguns conceitos, e abordando sobre a misericórdia no Antigo e no Novo Testamento. Em seguida, o segundo capítulo relata como Deus manifesta a sua misericórdia no contexto eclesial; a maneira visível e mediada de Deus atuar em favor da humanidade.

Já o terceiro capítulo reflete sobre a missão específica da Igreja de propagar a misericórdia divina, pela qual nasce e se desenvolve, seguindo, em tudo, o exemplo de Jesus Cristo. Por fim, o quarto capítulo apresenta a cultura da misericórdia, isto é, o modo de ser de Deus no pensamento do papa Francisco. Dom Edson aborda as ações de misericórdia desempenhadas por Francisco desde que ele assumiu a responsabilidade de estar à frente da Igreja.

Dom Edson Oriolo é bispo titular da Igreja particular de Leopoldina (MG), bispo referencial da Comissão Vida e Família do Regional Leste 2 da CNBB, mestre em Filosofia Social pela PUC-Campinas, especialista em Marketing pela Universidade Gama Filho, pela qual também pós-graduou-se em Gestão de Pessoas. Leader and professional coach pela Act Coaching Internacional. Publicou pela PAULUS: Pastoral do dízimo: da comunicação ao comprometimento; Evangelização nas cidades: raízes na teologia do povo; Paróquia renovada: Sinal de esperança; Gestão paroquial: para uma Igreja em saída; Ser diácono; Ser sacerdote; Dízimo: pastoral e administração.  É autor de centenas de artigos e ensaios, escreve para diversas revistas, periódicos sobre gestão eclesial, pós-humano, paróquias, pastoral urbana e pastoral do dízimo.