Armando, personagem divertido e carismático, ajuda as crianças a compreender e vencer o sentimento de rejeição | Paulus Editora

Releases

28/06/2011

Armando, personagem divertido e carismático, ajuda as crianças a compreender e vencer o sentimento de rejeição

Por adm

Título: Armando e a rejeição
Autora: Mônica Guttmann
Coleção: Armando
Acabamento: grampeado
Formato: 21,5 cm x 27,5 cm
Páginas: 32
Áreas de interesse: Ciências, Língua Portuguesa e História

Abandono, humilhação, não se sentir aceito e nem querido. Essas são sensações comuns para quem sofre com a rejeição, que pode ser percebida em diversos momentos da vida, principalmente na infância. A autora Mônica Guttmann convida as crianças a refletir, de forma leve e descontraída, sobre esse assunto sério e atual em seu novo livro: Armando e a rejeição, lançamento da PAULUS.

Da coleção Armando, o título é a mais recente publicação da série, cujo personagem principal é esse esperto e curioso menino. Armando, junto com os seus leitores, já aprendeu diversas temáticas, como a das palavras, do tempo, das diferenças, do corpo humano e, agora, da rejeição.

“Rejeição é aquele sentimento difícil que todos nós já tivemos ou vivemos em algum momento, quando acreditamos que não somos aceitos, amados, escolhidos, queridos… mesmo que isso esteja acontecendo apenas em nossa imaginação, é um sentimento muito difícil, pois ele nos faz sentir muito sozinhos”, explica a autora em uma das passagens do livro.

Mônica destaca, por meio das poesias e belíssimas ilustrações, que atitudes de repúdio podem fazer as crianças perderem a oportunidade de conhecer o próximo, além de ressaltar como se sentem as vítimas da rejeição. “E aquele que se sente rejeitado fica ali, sozinho e parado, quando todos parecem estar comemorando a festa em outro lugar! Enquanto os outros brincam de vida, o rejeitado espera quieto e calado o tempo de ser aceito, o momento de ser acordado!”, enfatiza.

Para ajudar na compreensão da temática, são sugeridos alguns exercícios e atividades lúdicas relacionados ao tema, incentivando as crianças a explorar a criatividade por meio de desenhos, perguntas, colagens e até esculturas de argila. Ao final da obra, a autora transmite uma mensagem aos educadores, destacando o cuidado que se deve ter com os pequenos para não se transformarem em adultos tristes e desiludidos.

“No fundo, somos todos crianças em busca de atenção, cuidado e amor e, enquanto não tomamos consciência disso, seguimos desrespeitando e abandonando nossas crianças internas e externas, estimulando sentimentos de rejeição e atitudes de abandono e violência”, afirma Mônica.
 

Armando e a rejeição é o sétimo título da série Armando, excelente instrumento para apresentar às crianças, de forma simples e atrativa, assuntos que despertam-lhes a curiosidade. Também compõem a série Armando e o tempo, Armando e o espaço, Armando e o corpo, entre outros.

Mônica Guttmann é psicóloga formada pela PUC de São Paulo. Também é arte-educadora, arte-terapeuta e escritora, além de atender como psicoterapeuta e arte-terapeuta de crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias. Tem 15 livros infantis publicados e escreve textos, artigos e crônicas em revistas e livros sobre arte-terapia, psicologia e educação.

Mirella Spinelli trabalha com ilustração para clientes como Cortez Editora, Editora Miguelim, Editora Moderna, Fundação AMAE para Educação e Cultura, Fiat Automóveis, Edições SM e Sistema Salesiano. Professora de Teoria da Cor no curso de Design da Universidade Fumec, Mirella é formada pela Escola de Belas Artes da UFMG, com pós-graduação em Arte Contemporânea – Atualização Crítica (IEC-PUC/MG,2003) e em História da Cultura da Arte (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – FUNDEP/UFMG, 2004).