Alertar as crianças sobre o perigo do abuso sexual infantil é a proposta de livro da PAULUS | Paulus Editora

Releases

14/05/2012

Alertar as crianças sobre o perigo do abuso sexual infantil é a proposta de livro da PAULUS

Por adm

Título: Meu corpo é especial – Um guia para que a família converse sobre abuso sexual
Autora: Cynthia Geisen
Ilustrações: R. W. Alley
Coleção: Terapia infantil
Acabamento: Grampeado
Formato: 20,5 cm x 20,5 cm
Páginas: 32
Áreas de interesse: Ciências Naturais e Língua Portuguesa
 

Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, momento oportuno para os adultos refletirem e adotarem medidas eficientes que previnam esse mal.

Meu corpo é especial – Um guia para que a família converse sobre abuso sexual, da PAULUS (www.paulus.com.br), tem como objetivo orientar os mais novos sobre os seus limites pessoais, apresentando um plano de ação caso esses limites sejam ultrapassados.

O livro estimula as crianças a contarem se alguém as tocou de forma diferente, se as machucou ou se as incomodou. Com palavras leves, a autora, Cynthia Geisen, estabelece um diálogo simples e mostra aos pequenos como eles devem agir nessas situações.

No capítulo “Confie Nos Seus Sentimentos”, Cynthia fala sobre a sensação do toque, que pode significar muitas coisas. “Se alguém tocar em você (ou mesmo tentar tocar) de modo a deixá-lo confuso, assustado, machucado, envergonhado ou um pouco arrepiado – confie nos seus sentidos. Fale sobre o ocorrido com um adulto em quem você confia, fale sobre o que você sentiu e o que você pode fazer”, explica.

O livro auxilia os pais a transmitirem confiança aos filhos, encorajando-os a relatar qualquer ato estranho ou confuso. Também alerta que, muitas vezes, quem comete a violência é um adulto conhecido e de confiança da vítima, exigindo ainda mais atenção e cuidado por parte dos responsáveis.

Meu corpo é especial – Um guia para que a família converse sobre abuso sexual faz parte da coleção Terapia Infantil e procura ensinar as crianças a perceberem se estão correndo perigo ou sofrendo algum tipo de agressão, seja dentro, seja fora de casa. Do mesmo modo, incentiva-as a construírem sua privacidade e a exigirem respeito.

Cynthia Geisen trabalhou como pastora e capelã em ambientes médicos e psiquiátricos e com vítimas de abuso sexual e violência doméstica.

R. W. Alley é ilustrador da série Terapia, que no Brasil, publicada pela PAULUS, já vendeu mais de um milhão de exemplares. Agora, está ilustrando também a série Terapia Infantil. Além de ilustrador, é autor de livros infantis. Reside em Barrington, Rhode Island, com a esposa e um casal de filhos.