À sombra do Altíssimo: A relação singular entre o Espírito Santo e Maria | Paulus Editora

Releases

20/02/2024

À sombra do Altíssimo: A relação singular entre o Espírito Santo e Maria

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: À sombra do Altíssimo: A relação singular entre o Espírito Santo e Maria
Autor (a): Jonas Nogueira da Costa
Coleção: Biblioteca de Teologia
Acabamento: Brochura
Páginas: 272
Área de interesse: Teologia/ Mariologia

Obra traz reflexão teológica sobre a relação entre o Espírito Santo e a Virgem Maria

A PAULUS Editora apresenta a obra “À sombra do Altíssimo: A relação singular entre o Espírito Santo e Maria”, título escrito por Jonas Nogueira da Costa e parte da coleção “Biblioteca de Teologia”. Este conteúdo visa refletir a relação singular entre o Espírito Santo e Maria, perpassando pela dimensão ecumênica, a devoção e a piedade mariana, as Sagradas Escrituras, os dogmas de fé da Igreja e, conforme o pensamento de toda a teologia cristã.  

Segundo a publicação, a teologia cristã sempre esteve ciente dessa relação singular, entretanto, no decorrer da elaboração teológica ocidental e na evolução das múltiplas formas de devoção mariana, a visão ampla sobre o Espírito Santo, foi aos poucos sendo esquecida. Mas, com a reflexão teológica pós-Vaticano II, o olhar para a relação entre o Espírito Santo e a Virgem Maria foi retomado com todo vigor.

Com esse viés, Jonas Nogueira traz para o centro de debate o assunto , oferecendo uma vasta pesquisa acerca do tema, com contribuições riquíssimas para a chamada “mariologia pneumatológica”.

Dividido em cinco partes, o conteúdo apresenta as temáticas centrais:“Dados escriturísticos, patrísticos e apócrifos da relação entre o Espírito Santo e Maria”.  Nesta primeira parte, o autor resgata essa relação intrínseca entre o Espírito Santo e Maria, diretamente das fontes das Sagradas Escrituras, das experiências dos Santos Padres e dos textos apócrifos.

Na segunda explanação, sob o tema: “Aproximações teológicas entre o Espírito Santo e Maria”, o autor traz uma visão ampla de Maria como Esposa e Sacrário vivo do Espírito Santo, além de outras expressões teológicas e dogmáticas sobre a figura de Maria, como por exemplo, ela sendo reconhecida como o rosto materno de Deus, a Arca da Aliança, entre outras colocações atribuídas à Mãe do Senhor. 

Na terceira reflexão, Frei Jonas aborda o tópico “A materna fecundidade do Espírito Santo”. Entre as importantes considerações deste encontro, parte do mistério da encarnação, o autor fala sobre as matriarcas de Israel, a concepção virginal de Jesus, a concepção pneumatológica de Jesus como sinal privilegiado do nascimento do novo povo de Deus e Maria como modelo exemplo para toda a Igreja.

Já a quarta parte, intitulada: “O múnus de Maria na história da salvação à luz da maternidade fecunda do Espírito Santo”, Frei Jonas coloca ao alcance do leitor uma bela reflexão que explica a origem e importância de Maria para a Igreja católica e todos os cristãos. Entre os temas, ele discursa sobre a maternidade divina de Maria como serviço prestado à história da salvação, além dos subtemas:“Maria como Mãe da Igreja”, “A grandiosidade de Maria e seu isolamento do restante da humanidade”, “A mediação e corredenção de Maria”, entre outras..

Por fim, a quinta e última parte dedica-se a explicar a chamada “Mariologia pneumatológica”, além de apresentar algumas abordagens de mariologia pneumatológica, o autor fala sobre as principais contribuições para a reflexão teológica e pastoral contemporânea.

“Maria se encontra inteiramente sob o domínio do Espírito Santo, como nenhuma outra pessoa”, sem perder sua liberdade, feminilidade e protagonismo histórico”, diz o autor. Para Frei Jonas, Maria é modelo singular de alguém que se deixou guiar pelo Espírito Paráctito, que não viveu um fechamento que conduz à morte, mas foi dócil ao Espírito Santo, participando do projeto salvífico de Jesus para a glória de Deus Pai. Este conteúdo é indicado para padres, bispos, religiosos e religiosas, leigos e leigas, estudantes de teologia e demais interessados em aprofundar os estudos e temáticas relacionados à teologia e à mariologia.

Frei Jonas Nogueira da Costa, OFM, é doutor em Teologia Sistemática (pesquisa em Mariologia) pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), vice-presidente da Associação Brasileira de Mariologia e membro da Equipe de Assessoria Teológica da Academia Marial de Aparecida.