A sabedoria grega – volumes II e III – são novos lançamentos da PAULUS | Paulus Editora

Releases

13/01/2014

A sabedoria grega – volumes II e III – são novos lançamentos da PAULUS

Por Imprensa

Ficha Técnica
Títulos: A sabedoria grega (II) – Epimênides, Ferécides, Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Onomácrito – A sabedoria grega (III) – Heráclito
Autor: Giorgio Colli
Tradutor: Renato Ambrosio
Coleção: Philosophica
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 376 e 224
Área de interesse: Filosofia e Ciências Humanas

Sob o título de A sabedoria grega (II) – Epimênides, Ferécides, Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Onomácrito e A sabedoria grega (III) – Heráclito, a PAULUS lança mais dois volumes da obra-prima de Giogio Colli, estudioso de filosofia, filólogo e historiador. Traduzidas para o português, as obras estão disponíveis aos interessados em conhecer e aprofundar conhecimentos sobre a “sabedoria grega”, também conhecida como filosofia pré-socrática.

Este trabalho é resultado da intensa pesquisa do autor, que lecionou Filosofia Antiga na Universidade de Pisa por 30 anos. “No livro II, Colli apresenta uma visão muito particular dos pré-socráticos, que rompe um pouco com uma visão já cristalizada que os vê como os primeiros ‘físicos’, que buscavam o princípio de tudo em um determinado elemento da natureza”, explica Renato Ambrosio, tradutor das obras.

No segundo volume, o leitor encontra testemunhos diretos e indiretos dos primeiros sábios, dos primeiros homens que deixaram uma marca individual da sua excelência de raciocínio. No terceiro volume, Colli aborda Heráclito que, para ele, é mais enigmático do que acreditaram e acreditam os filósofos e compiladores que vieram depois dele.

Segundo Ambrósio, o leitor deverá interpretar essas duas obras como uma única, que traz nova visão a respeito do nascimento da filosofia na Grécia antiga, e das íntimas e profundas relações da filosofia com outras formas de sabedoria e outros tipos de sábios que já existiam; antes do surgimento da filosofia e dos filósofos, e que continuaram a existir por muitos século lado a lado com a filosofia e dialogando com ela.

Giorgio Colli (1917-1979), estudioso de filosofia, filólogo e historiador. Nasceu em Turim, na Itália. Lecionou Filosofia Antiga na Universidade de Pisa por 30 anos. Editou e traduziu para o italiano o Organon de Aristóteles e também a obra completa de Nietzsche.