Bíblia, literatura e linguagem | Paulus Editora

Releases

12/08/2016

Bíblia, literatura e linguagem

Por adm

Ficha Técnica
Título: Bíblia, literatura e linguagem
Autores: Júlio Paulo Tavares Zabatiero e João Leonel
Coleção: Palimpsesto
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 240
Área de interesse: Bíblica

A partir da teoria literária e da teologia, obra mostra novas formas de ler a Sagrada Escritura

Bem elaborado, com o tema atual das aproximações teóricas entre os estudos bíblicos e os da linguagem e análises pertinentes: assim é o novo livro de Júlio Paulo Tavares Zabatiero e João Leonel: Bíblia, literatura e linguagem. Publicada pela PAULUS, a obra reúne as qualidades do trabalho acadêmico sério e erudito, e, ao mesmo tempo, é inovador. A interdisciplinaridade é seu grande diferencial, tornando-o excelente instrumento de estudo e aprofundamento no assunto.
“(…) Este livro não se destina apenas a profissionais da interpretação bíblica. Além deles e de estudantes de teologia, a obra poderá ser lida com proveito por pessoas com interesses literários, linguísticos, históricos, sociológicos e por aqueles que desejam ler a Bíblia a partir de novas abordagens metodológicas”, explicam os autores.

Dividido em duas partes, “Bíblia e Teoria Literária” e “Bíblia e Semiótica”, este trabalho é marcado pela interdisciplinaridade, aliando pontos importantes das áreas relacionadas e conferindo criatividade ao tratamento do discurso religioso. Dessa forma, o presente estudo tematiza a leitura do Evangelho em diálogo com a teoria semiótica de Algirdas Julien Greimas, linguista lituano de origem russa, representando um esforço para ir além dos modos de ler o Livro Sagrado predominantes na modernidade.

“(…) Tentamos mostrar que é possível, e mais, que é necessário ir além da tradição acadêmica e eclesiástica de leitura da Bíblia. É preciso sair dos lugares de familiaridade e conformidade em que nos encontramos. A Escritura continua oferecendo desafios imensos a quem a lê. É imperativo, porém, ler ‘fora da caixa’. É indispensável realizar tal movimento. Mover-se adiante, ir além, ultrapassar. Sem, entretanto, esquecer. Sem abandonar a nossa própria tradição acadêmica de pesquisa bíblica”, concluem os especialistas.

O leitor encontrará ainda uma completa apresentação feita por Diana Luz Pessoa de Barros, professora titular de Linguística na USP e coordenadora de pós-graduação stricto sensu na Universidade Mackenzie, e as palavras de Paulo Augusto de Souza Nogueira, professor titular de Ciências da Religião na Universidade Metodista de São Paulo, no posfácio. Ambos destacam a qualidade da obra e sua contribuição neste campo de estudo.

Bíblia, literatura e linguagem é o segundo título da coleção Palimpsesto. Além deste, a série publicou O caminho do cordeiro – Representação e construção de identidade no Apocalipse de João, que examina a mensagem reveladora de São João e encontra afirmações que representam a identidade do apóstolo, a sua audiência e a forma como eles concebiam o mundo.

Júlio Paulo Tavares Zabatiero é doutor em Teologia e professor da Faculdade Unida de Vitória, onde coordena o Mestrado em Ciências das Religiões. Especialista em hermenêutica e semiótica de textos religiosos, publicou Manual de Exegese. Uma leitura semiótica da Bíblia.

João Leonel graduou-se em Teologia e em Letras, é mestre em Ciências da Religião, com concentração em Bíblia, pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pós-doutorando em História da Leitura pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. É professor no Seminário Presbiteriano de Campinas e na graduação e pós-graduação em Letras – Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde participa da linha de pesquisa em literatura e discurso religioso. Coordena o Núcleo Multidisciplinar de Estudos sobre o Protestantismo (NUMEP), vinculado ao CNPq. Autor de artigos acadêmicos e livros, concentra suas pesquisas nos temas: “Bíblia como literatura” e “História da leitura protestante”.