A oração | Paulus Editora

Releases

06/10/2021

A oração

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: A oração
Autor: Papa Francisco
Coleção: Catequeses do Papa Francisco
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5(alt) x 21(alt)
Páginas: 168
Área de interesse: Pastoral e Catequese

Catequeses do Papa Francisco sobre o tema da oração

O livro “A oração”, publicado pela PAULUS Editora, reúne uma série de catequeses do Papa Francisco pronunciadas entre maio de 2020 e junho de 2021, sobre o tema da “Oração”.  Os textos apresentados bebem das fontes da milenar da tradição mística e espiritual da Igreja.

Segundo as palavras do Santo Padre, a fé significa ter duas mãos levantadas, uma voz que grita para implorar o dom da salvação, assim como fez Bartimeu, um cego perseverante que implorou a misericórdia do filho de Deus (Marcos 10, 46-52). Na obra, o autor ressalta o catecismo da Igreja que afirma que “a humildade é o fundamento da oração”. No prefácio desta obra, Francisco destaca que a oração nasce da terra, húmus – qual deriva (humilde), ou seja, a oração vem da condição de precariedade humana e do desejo constante de Deus.

Neste volume, estão as reflexões do Papa Francisco sobre diversas situações do povo de Deus e personagens bíblicos que se tornaram verdadeiros mestres de oração, como Abraão, Jacó, Moisés, Davi, Elias, Jesus e Maria.

Além disso, o Santo Padre toca em temáticas fundamentais para a formação mística e espiritual de todos os cristãos. Entre os destaques, o Papa apresenta as seguintes reflexões: a oração do cristão, o mistério da criação, a oração dos justos, a oração dos Salmos, a oração perseverante, a oração da Igreja Nascente, a bênção, a oração de súplica, a oração de intercessão, a oração de ação de graças, a oração de louvor, a oração com as Sagradas Escrituras, rezar na liturgia, rezar na vida cotidiana, a oração da liturgia, a oração e a trindade, a oração contemplativa, a meditação, rezar em comunhão com os santos, entre outras.

Ainda, segundo as catequeses, a oração pertence a todos: aos homens e mulheres de todas as religiões, e, provavelmente a todos que não professam religião alguma. Para o Papa, a oração nasce no segredo e íntimo de cada ser humano que deseja estar em comunhão com Deus.

Nesta perspectiva, a publicação com as catequeses do Papa Francisco explica a dimensão espiritual da oração e sua importância para a Igreja, corpo de Cristo.  O livro é indicado para religiosos e religiosas, padres, agentes de pastorais, grupos de jovens, grupos de orações e todo o povo de Deus que deseja estar cada vez mais perto de seu Senhor.