A Missa – Subsídio para coroinhas, acólitos, cerimoniários e demais fiéis celebrantes | Paulus Editora

Releases

14/02/2018

A Missa – Subsídio para coroinhas, acólitos, cerimoniários e demais fiéis celebrantes

Por Imprensa

Ficha técnica:
Título: A Missa – Subsídio para coroinhas, acólitos, cerimoniários e demais fiéis celebrantes
Autor: Edson Adolfo Deretti
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 96
Área de interesse: Celebração

Obra apresenta os diversos aspectos de cada parte da Missa

“Viver da liturgia que se celebra significa viver daquilo que a liturgia faz viver: o perdão invocado, a Palavra de Deus escutada, a ação de graças elevada, a Eucaristia recebida como comunhão.

G. Boselli

A obra A Missa – Subsídio para coroinhas, acólitos, cerimoniários e demais fiéis celebrantes, de autoria de Edson Adolfo Deretti, foi elaborada especialmente para coordenadores e catequistas, mas também se destina aos coroinhas, acólitos, cerimoniários e demais membros das equipes de liturgia que desejam conhecer e entender melhor a celebração eucarística, a fim de melhor celebrá-la.

Segundo o autor, o subsídio surgiu após uma formação sobre a Missa para a pastoral dos coroinhas e catequistas da diocese de Joinville, onde se viu a necessidade de falar sobre quatro aspectos de cada parte da Missa: aspectos históricos, litúrgico-teológicos, posição corporal da ação ritual e aspectos práticos para coroinhas, acólitos e cerimoniários.

O volume, que pertence à coleção Celebração da Fé, está dividido em dois grandes capítulos, Liturgia da Palavra e Liturgia Eucarística, e introduz o leitor à origem dos termos Missa e Eucaristia. O subsídio procura explicar detalhadamente questões como, cantos litúrgicos, o beijo do altar, uso do turíbulo, orações, genuflexão, reverência, doxologias e posição corporal dos coroinhas, acólitos e cerimoniários. Além disso, o livro descreve como a Missa deve ser organizada quando a celebração é presidida pelo bispo, presbítero ou ministro da Palavra.

Edson Adolfo Deretti é natural de Massaranduba (SC). Depois de concluir o curso técnico em Plásticos, em 1997, ingressou no Seminário Diocesano Divino Espírito Santo, em Joinville (SC). Concluídos os estudos teológicos, foi ordenado presbítero em 20 de agosto de 2005. Atualmente, além de formador e professor de Teologia Moral, é assistente eclesiástico da diocese de Joinville para os ministérios de coroinhas e acólitos.