A lei a favor da vida? Entendendo o livro do Deuteronômio | Paulus Editora

Releases

13/01/2021

A lei a favor da vida? Entendendo o livro do Deuteronômio

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha técnica
Título: A lei a favor da vida? Entendendo o livro do Deuteronômio
Autor (a): Centro Bíblico Verbo
Coleção: Do povo para o povo
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 136
Área de interesse: Bíblica/Pastoral

“Veja Bem! Não deixará de haver pobres no meio da terra. É por isso, que eu lhe ordeno: abra mão em favor do seu irmão, do seu pobre do seu necessitado, na terra onde você está” (Dt 15,11).

Organizada pelo CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) e publicada pela PAULUS Editora, a obra “A lei a favor da vida? Entendendo o livro do Deuteronômio” traz aos leitores reflexões acerca do livro do Deuteronômio, cujos capítulos giram em torno de várias leis proferidas aos israelitas. Nas páginas deste livro, o leitor encontrará a história do povo de Israel, uma história marcada por contradições e inúmeras manifestações e memórias do Deus do Êxodo. Além disso, o presente estudo faz um apelo a todos os cristãos para reviverem a experiência de Deus.

De acordo com os organizadores, o livro do Deuteronômio contém várias leis: leis sociais em favor dos pobres (Dt 24,19-21); leis desumanizadoras que justifica a opressão e a escravidão de mulheres e crianças (Dt 20, 10-14); leis de centralização a serviço do poder e do lucro (Dt 12,2-7), assim como a lei do Deus violento castigador (Dt 13,7-12). Contudo, segundo os idealizadores para entender e compreender o livro do Deuteronômio e, encontrar a Palavra de Deus, é preciso adotar um olhar diferenciado, ou seja, é preciso entender cada lei, dentro do seu contexto original e sempre questionar: Essa lei é a favor da vida?

A presente publicação é parte da coleção “Do povo para o povo”, cujo objetivo visa socializar numa linguagem simples e acessível, as descobertas da pesquisa bíblica para que cada vez mais, agentes de pastorais, leigos e leigas, e todo o povo de Deus, sejam multiplicadores da Palavra. Além disso, os textos auxiliam nas reflexões de encontros bíblicos, encontros pastorais e, estudo pessoal da Palavra de Deus.

O livro “A lei a favor da vida? Entendendo o livro do Deuteronômio”, está dividido em cinco encontros, cada encontro apresenta respectivos temas, personagens, textos bíblicos, palavras-chave, dicas para preparar o ambiente, momentos para diálogo e reflexão, aprofundamentos do tema, orações e bênçãos.

Por fim, o livro oferece às pessoas das comunidades roteiros simples e com fundamentação bíblica para temas importantes para a pastoral, como a páscoa, a religiosidade popular, como ler a Bíblia, entre outros. Os autores ressaltam que os textos desta coleção apresentam uma exegese voltada para a libertação das pessoas e grupos oprimidos, baseando-se nas Sagradas Escrituras.