A homilia | Paulus Editora

Releases

08/07/2021

A homilia

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Ficha Técnica
Título: A homilia
Autor: Pe. Guillermo D. Micheletti
Coleção: Liturgia e pastoral
Acabamento: Brochura
Formato: 21 (larg) x 23.5 (alt)
Páginas: 80
Área de interesse: Liturgia, Pastoral

Obra traz contribuições para aperfeiçoar a pregação da Palavra de Deus por meio da homilia

A homilia: uma arte que deve ser incansavelmente cultivada José M.S Barbosa

A obra “A homilia”, escrita por Pe. Guillermo Daniel Micheletti, é o novo título da coleção “Liturgia e Pastoral”. Inspirado na exortação Evangelii Gaudium, da qual provêm importantes luzes sobre a homilia, chamada de “ação privilegiada da Liturgia da Palavra”, o livro traz sugestões e motivações para quem deseja se tornar um “homiliasta”, ou seja, um pregador exímio da Boa-Nova de Deus. Trata-se de um ministério de grande exposição, responsabilidade e de profundo interesse para o Papa Francisco.

De acordo com a publicação, abordar um tema tão relevante como a homilia requer coragem apostólica, pois difícil é a arte de convencer e agradar a todos. Segundo Dom Nelson Westrupp, scj, bispo emérito de Santo André – SP, pregar a Palavra de Deus numa sociedade pluralista, entregue às mais variadas crenças e ao indiferentismo religioso, bem como enfrentar as redes sociais inundadas de informações e novidades de todo tipo, por vezes falsas, torna-se uma missão quase impossível.

No entanto, o autor Pe. Guillermo consegue tratar o tema com leveza e maestria, para dar seguimento à missão evangelizadora por meio da pregação da Palavra. Na obra, Pe. Guillermo fala sobre a importância de se preparar bem a homilia, uma vez que ela chega a diferentes públicos, a pessoas dispostas a ouvir e meditar todos os domingos as Escrituras. Em mais de 30 anos de exercício ministerial a serviço da Igreja, o autor ainda deseja saber se as homilias proferidas por ele serviram para aquecer o coração das pessoas.  Segundo ele, pregar o Evangelho nunca foi e nem será uma tarefa fácil; ao contrário, é exigente e delicado. “É uma arte a ser cultivada todos os dias”, ressalta.

Em “A homilia”, o autor apresenta em linguagem simples e concisa alguns aspectos da homilia que servirão de apoio para todos que desejam ecoar a Palavra de Deus de forma consciente.  Dividido por temas, na primeira parte Pe. Guillermo reflete sobre o jeito de Jesus pregar, observando os recursos utilizados por Ele para dialogar com o seu povo. Na segunda parte, o leitor terá contato com o aceno histórico sobre a homilia, um panorama de como eram as pregações nos primeiros séculos do cristianismo. Já no terceiro tema, o autor fala sobre a qualidade da homilia que depende, segundo ele, de dois fatores: a preparação teológica que o homiliasta cultivou e a responsabilidade que ele teve no período de formação. Pe. Guillermo oferece alguns conselhos e sugestões em forma de tópicos para a transmissão adequada do Evangelho. Na quarta parte, o leitor encontra propostas para melhorar a homilia, ou seja, uma metodologia que a homilia deve possuir sempre.

Na sequência, o autor aborda seguintes reflexões: Sejamos humildes: avaliemos as homilias; E os ouvintes, que dizem das homilias? A homilia, ainda hoje, contribui para a evangelização? O Papa Francisco, homiliasta. Para Pe. Guillermo, o homiliasta deve atuar de tal maneira que toda a assembleia possa sentir e vivenciar que é próprio Cristo que, na homilia, “comenta as Escrituras”. O livro destina-se a todos que desejam aperfeiçoar a arte da pregação, além dos sacerdotes, diáconos permanentes e ministros da Palavra.

Pe. Guillermo Daniel Micheletti é presbítero argentino, exerce seu ministério sacerdotal na Diocese de Santo André – SP, como vigário paroquial da paróquia Santíssima Virgem, em São Bernardo do Campo – SP. Licenciando em Ciências da Educação, com especialização em Pedagogia pela Pontifícia Faculdade “Auxilium” (Roma), é professor de disciplinas sobre sacramentos e pneumatologia na Escola de Teologia Diocesana; membro fundador da Sociedade Brasileira de Catequetas – SBCat; membro da Sociedade Latino-americana de Catequetas – SCALA. Bacharelando em Teologia, é palestrante e escreve sobre Catequética e Liturgia, entre outros temas relacionados, tendo publicado vários livros para a formação de catequistas, publicados pelas editoras Ave-Maria, Paulinas e Vozes.