A sombra e o mal nos contos de fada | Paulus Editora

Releases

03/02/2021

A sombra e o mal nos contos de fada

Por Imprensa

Ficha Técnica:
Título: A sombra e o mal nos contos de fada
Autora: Marie-Louise Von Franz
Catálogo: Psicologia
Coleção: Amor e psique
Acabamento: Brochura
Formato: 13 (larg) x 20 (alt)
Páginas: 408
Áreas de interesse: Psicologia Junguiana

Marie-Louise von Franz apresenta e analisa clássicos dentro da perspectiva da sombra e do mal nos contos de fada

O texto deste livro foi extraído de duas séries de conferências realizadas por Marie-Louise von Franz no Instituto C. G. Jung de Zurique; a primeira, “O problema da sombra nos contos de fada”, durante o inverno de 1957, e a segunda, “Lidando com o mal nos contos de fada”, no inverno de 1964. O estilo coloquial de comunicação foi essencialmente mantido.

Marie-Louise von Fraz explica que o exame da sombra nos contos de fada deve, portanto, focalizar não a sombra pessoal, mas a sombra coletiva e grupal. Quando vistos em sua profundidade, os contos se mostram como espelhos da experiência humana, sempre mergulhada na trama complexa de seus problemas e possibilidades. Nesse sentido, a autora escolhe alguns contos para analisá-los e assim colaborar com a compreensão do leitor sobre os dois problemas centrais propostos na obra: a sombra e o mal.

Como exemplo, um dos contos escolhidos é “Os dois andarilhos”, relatado originalmente pelos Irmãos Grimm. No livro, Marie-Louise apresenta a história e sequencialmente traz uma profunda análise dos acontecimentos, símbolos, arquétipos entre outros elementos: “De uma maneira em geral, podemos concluir que, se num conto de fada um homem simples se torna rei, isso reflete um processo de renovação da consciência coletiva a partir de uma parte da psique, inesperada e oficialmente desprezada, e de pessoas simples que sofrem mais as correntes subterrâneas do desenvolvimento arquetípico do que as instruídas.”, diz.

A obra está dividida em duas partes: O problema da sombra dos contos de fada, que se desdobra em A sombra e o conto de fada; Destruição ou renovação do rei; A renovação da consciência dominante; A anima e a renovação; A rendição do ego; A anima e o retorno; A grande Mãe e a unicidade. A segunda parte Lidando com o mal nos contos de fada começa com os Níveis primitivos do mal, na sequência A possessão pelo mal; Confrontando os poderes do mal; O mal quente e o mal frio; À procura do coração secreto; Competições mágicas e O núcleo da psique.

Marie-Louise von Franz (1915-1998) trabalhou com Jung por quase trinta anos. Autoridade reconhecida na área da interpretação psicológica de sonhos, contos de fada e textos alquímicos, escreveu muitos livros sobre esses assuntos. Outros títulos de sua autoria publicados pela Paulus são: A individuação nos contos de fada. A interpretação dos contos de fada. O gato: um conto da redenção feminina. Puer Aeternus: a luta do adulto contra o paraíso da infância. A sombra e o mal nos contos de fada. A busca de sentido: entrevistas radiofônicas.