Como ler Jean-Jacques Rousseau é novo lançamento da PAULUS | Paulus Editora

Releases

08/07/2013

Como ler Jean-Jacques Rousseau é novo lançamento da PAULUS

Por Imprensa

Serviço
Título: Como ler Jean-Jacques Rousseau
Autor: José Benedito de Almeida Júnior
Coleção: Como ler Filosofia
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 148
Área de Interesse: Filosofia e ciências humanas

A vida de Jean-Jacques Rousseau, plena de aventuras, dificuldades, conquistas, não parece em nada com a vida de um filósofo, como estamos acostumados a imaginar: sentado em seu escritório, isolando-se do mundo, vivendo entre livros de autores diversos. Rousseau conheceu grandes dificuldades financeiras e momentos de relativa tranquilidade.

A obra de José Benedito de Almeida Júnior, Como ler Jean-Jacques Rousseau, lançada pela PAULUS, mostra este Rousseau, desconhecido pelos leitores. O filósofo tentou contribuir para a sociedade com todo o seu coração, pois acreditava que suas obras poderiam melhorar a vida na educação, justiça social e política. E, para isso, doou tudo de si.

“Na primeira parte, acredito que o leitor irá se emocionar com a vida de Rousseau. Como ele foi muito honesto ao contar tudo, haverá momentos em que rirá com ele e dele; chorará suas dores e também terá raiva por algumas de suas atitudes que não podemos considerar corretas”. Na segunda parte, o leitor se depara com um panorama do seu pensamento filosófico e como ele elaborou conceitos que se tornaram referências obrigatórias para a história da filosofia ocidental. “Não há curso de Filosofia ou de Ciências Humanas que não citem seu nome e alguns de seus conceitos”, explica.

O autor estuda a obra há muitos anos e considera que ela possui temas de altíssimo interesse para os nossos dias. No ano de 2012, foi comemorado o tricentenário de seu nascimento, o que renovou, entre os amantes da filosofia e da educação, o interesse pela obra de Rousseau que, de paradoxo em paradoxo, faz com que o leitor reveja seus velhos preconceitos e não se deixe arrastar pela opinião comum.

“Construí um bom panorama da obra, para que o leitor, desejoso de se aprofundar no pensamento de Rousseau, encontre, neste livro, o ponto de partida”, conclui.

José Benedito de Almeida Júnior é doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo. É estudioso da obra de Jean-Jacques Rousseau, especialmente do ponto de vista das relações entre política, religião e educação. Atualmente, é professor de Ética e Filosofia Política na Universidade Federal de Uberlândia.