Podcast PAULUS: Quem foi Maquiavel e quais as suas contribuições para a filosofia e política? | Paulus Editora

Notícias

15/06/2021

Podcast PAULUS: Quem foi Maquiavel e quais as suas contribuições para a filosofia e política?

Por Imprensa

Indicar a um amigo:





Nascido em Florença, Itália, em 1469, Nicolau Maquiavel foi um filósofo político, historiador, diplomata e escritor italiano. Sua obra de destaque é, sem dúvida, “O Príncipe”. Por sua biografia, Maquiavel é considerado um homem da administração pública, da política.

Segundo José Benedito de Almeida Júnior, autor da obra “Como ler Maquiavel – A arte da política”, a principal aspiração política de Maquiavel era ver a unificação da Itália, para que pudesse competir em igualdade com reinos vizinhos. “Do ponto de vista pessoal, ele aspirava a participar diretamente desse processo, principalmente como homem de Estado, atuante na diplomacia. Quis a fortuna que ele experimentasse esse papel, mas também que dele se afastasse, e foi justamente neste período de exílio que ele deu sua maior contribuição, talvez do modo que ele mesmo menos esperasse: como filósofo, e não como homem de Estado”, afirma o autor.

Para entender melhor quem foi Maquiavel e qual a sua contribuição para a filosofia e para a política, o Podcast PAULUS convidou o Professor José Benedito de Almeida Júnior para uma conversa sobre Maquiavel.

José Benedito de Almeida Júnior é doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutor em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte (FAJE), professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), especialmente nas áreas de Filosofia Política e Filosofia da Religião.

Ouça aqui ou pelo Spotify | Google Podcast | Deezer